Página inicial > Ultimas Notícias > Campus da UFPA de Capanema oferta projeto de inclusão digital para a comunidade

Campus da UFPA de Capanema oferta projeto de inclusão digital para a comunidade

• Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 15h36

Inclusão Digital2

Como uma forma de dar oportunidade para a comunidade do município de Capanema aprender um pouco mais sobre como manusear programas muito usados na área da tecnologia, a Universidade Federal do Pará, por meio do Campus de Capanema, oferece o projeto Inclusão Digital. O Projeto foi desenvolvido para atender à comunidade, por meio da promoção do curso de Informática Básica, e proporcionar aos discentes o desenvolvimento profissional, com a participação voluntária no apoio às aulas.

“Os cursos de Informática Básica possuem um custo elevado para o público em vulnerabilidade socioeconômica, tornando inviável adquirir conhecimento nesse cenário da tecnologia. O projeto possibilita esse conhecimento e estreita a relação entre comunidade e universidade, fortalecendo a extensão, pesquisa e ensino”, afirma a técnica-administrativa Suellene Freitas, instrutora no projeto.

No segundo semestre será ofertada uma turma para mulheres que sofreram violência doméstica e uma para adolescentes. As aulas serão ministradas no campus I, no turno da tarde, e no campus II, no turno da manhã. “Para esse publico de mulheres, o projeto é uma forma de ocupação, de autoestima, para mostrar que elas podem ser inseridas no mercado de trabalho, independentemente de idade e condição social, e ensina os adolescentes a utilizarem de forma correta a internet e as redes sociais”, pontua Suellene Freitas.

Os principais conteúdos ofertados no curso são: ferramentas do ambiente da digitação, formatação de textos, construção de tabelas, planilhas e principais operações do ambiente (soma, multiplicação, divisão, média aritmética e função “se”), construção de gráficos, trabalhando com imagens no ambiente Paint, montagem de apresentações, conhecendo o mundo virtual, segurança da informação na internet e crimes virtuais.

Como participar - Para participar do curso é necessário ter idade mínima de 12 anos e estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A responsável por realizar o encaminhamento dos adolescentes para participarem do projeto é a Secretaria de Assistência Social de Capanema, por meio dos Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), que são parceiros do projeto.

Também há demandas internas da UFPA, onde os interessados podem ter mais informações na secretaria do Campus I, localizado na avenida Barão de Capanema, 1201, Centro, ou por meio da técnica Suellene Freitas, pelo telefone 3462-1881.

Projeto Inclusão Digital
Local: Universidade Federal do Pará - Campus Capanema