Estudantes do Campus do Marajó realizam exposição sobre Cartografias Escolares de Populações Tradicionais
Os estudantes do curso de Etnodesenvolvimento do Campus Universitário Marajó-Soure irão realizar, nesta quinta-feira, 18 de julho, a exposição "Cartografias Escolares de Povos e Populações Tradicionais da Amazônia Paraense”. O objetivo da programação é promover a socialização das cartografias produzidas com estudantes de escolas da Educação Básica de diversas regiões do Pará. A exposição ocorrerá no auditório Ernani Chaves do campus de Soure, no período das 8h às 17h. A entrada é gratuita.
A exposição é fruto do trabalho proposto, durante a disciplina Estágios Supervisionados, do curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento da UFPA, pelo professor Reinaldo Marchesi. Além da mostra, os alunos também apresentarão um relato de experiências sobre todo o processo de desenvolvimento das cartografias.
A partir desse material produzido pelos estudantes, o professor tem orientado e pautado diversos projetos político-pedagógicos para as escolas públicas do campo.
Licenciatura em Etnodesenvolvimento - O curso de Etnodesenvolvimento está ligado à faculdade de Etnodiversidade do campus de Altamira, e atualmente mantém turmas nos campi de Altamira e Marajó-Soure. A metodologia da Cartografia Social, utilizada no desenvolvimento da exposição, é pioneira no campo dos estágios supervisionados de licenciaturas deste curso no Brasil e deve se tornar uma prática efetiva no programa do curso de Licenciatura em Etnodesenvolvimento da UFPA.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação
Redes Sociais