Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal cria o Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz

• Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2019, 15h58

Clube de Ciência

Trabalhar a curiosidade de alunos sobre ciência e Matemática foi o ponto de partida para a criação do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz, projeto da Faculdade de Pedagogia do Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará. O objetivo do projeto é realizar ações construtivas e interdisciplinares para promover a iniciação cientifica infanto-juvenil, de forma a proporcionar o aprendizado, popularização da ciência e a formação inicial e continuada de professores de diversas áreas.

O projeto desenvolve encontros nas manhãs de sábado, nos quais promovem atividades diversificadas com o uso de imagens, jogos, dinâmicas, histórias em quadrinho, desenhos, simulações, apresentações em slides, exposições teatrais, entre outras, que visem gerar nos estudantes um olhar diferente sobre ciência. Em todas as ações realizadas, o Ensino por Investigação é a metodologia utilizada para promover a discussão dos conteúdos disciplinares entre os estudantes.

“Os conhecimentos tratados no Clube de Ciências sempre se relacionam com o que as crianças observam no cotidiano. Assim, os alunos compreendem os conteúdos e buscam transformar o espaço onde moram”, assegura o professor João Malheiro, Coordenador do projeto.

É a partir do que aprendem com as atividades que os participantes passam a questionar e tentar explicar os fenômenos que acontecem no seu entorno. “Esse tipo de ação desenvolve nos alunos a capacidade de pensar criticamente e a desenvolver estratégias possíveis para solucionar os problemas com que se deparam no dia a dia da comunidade”, diz o professor João Malheiro.

Além de ajudar no desenvolvimento daqueles que vivem em torno da Universidade, o Clube de Ciências também é importante para que os professores-monitores, que são alunos voluntários das diversas licenciaturas, tenham a oportunidade de vivenciar, na prática, as metodologias ativas de ensino e aprendizagem das ciências e da Matemática, que são trabalhadas durante as aulas.

Como participar – Para participar do Clube basta comparecer ao Clube de Ciências do campus de Castanhal aos sábados, das 07h30 às 11h e se inscrever gratuitamente. As atividades do projeto são voltadas para estudantes do Ensino Fundamental, especificamente do 5º e 6º anos (4ª e 5ª séries), com idades entre 9 e 15 anos, que residam e estudem na área em torno do Campus da Universidade.

Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam W. P. Diniz
Dia: aos sábados
Hora: das 7h30 às 11h
Local:Campus da UFPA Castanhal - Av. dos Universitários, 375 - Santa Lídia, Castanhal - PA
Mais Informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google