Página inicial > Ultimas Notícias > Prazo de submissão de trabalhos para evento de Redução de Riscos e Desastres é prorrogado até 30 de julho

• Publicado: Segunda, 22 de Julho de 2019, 14h55

III Congresso Redução de Riscos3

O Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará (UFPA) irá sediar, entre os dias 11 e 14 de setembro de 2019, o III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (CBRRD). Com a temática “Integração de saberes em redução de riscos e desastres”, o evento é uma parceria da UFPA com a Associação Brasileira de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Redução de Riscos e Desastres (ABPRRD), com o objetivo de difundir pesquisas na área de redução de riscos e desastres ambientais. O prazo para a submissão de trabalhos, previso para terminar no último dia 15, foi prorrogado até 30 de julho, e a inscrição deverá ser feita pelo endereço eletrônico disponível aqui.

De acordo com o coordenador do CBRRD, professor João Batista, atualmente a Amazônia possui um elevado potencial para exploração dos seus recursos ambientais, marcando o Estado do Pará como o maior produtor mineral do País. Por haver previsão de instalação de novas barragens na Amazônia, para fins de mineração e de geração de energia elétrica, existe a necessidade de se discutir um plano de enfrentamento aos danos ambientais e as suscetibilidades aos sinistros ambientais causados pelos desastres, tendo em vista que a região tem sofrido também com desastres naturais associados a queimadas, enchentes e secas, que constantemente causam danos à população.

“O tema desta edição visa à interdisciplinaridade da questão que trata sobre os riscos e os desastres naturais e tecnológicos. Na verdade, todos os setores da sociedade são atingidos. Assim, é importante montar estratégias para esboçar as respostas e as contribuições com que cada setor pode contribuir para evitar os danos causados pelos desastres, para, inclusive, atuar na prevenção, ser proativo”, afirma João Batista.

Neste sentido, a terceira edição do CBRRD visa promover a avaliação do que está sendo planejado no Brasil em favor do investimento em prevenção, estudos, pesquisas e em tecnologias que possam combater e precaver os riscos à exposição a desastres, além de apresentar propostas para minimizar os riscos e os desastres, como um Projeto de Monitoramento de Riscos e Desastres na Amazônia e a inserção de Belém como cidade resiliente, preparada para evitar e minimizar os efeitos dos desastres. O congresso é aberto ao público e as inscrições para ouvinte podem ser feitas até o dia 11 de setembro.

Submissão de trabalhos - O III CBRRD aceitará somente os trabalhos na modalidade artigo completo. Cada autor poderá enviar até dois trabalhos como primeiro autor, pela própria conta de usuário. O segundo trabalho tem custo extra de R$ 40,00. Cada trabalho admite até 5 coautores e mais o autor principal.

Os autores poderão indicar, no momento da submissão, a forma de apresentação do trabalho pretendida, desde que siga os seguintes eixos temáticos: Fatores Indutores de Riscos e Desastres, Fatores de Redução de Riscos e Desastres, Fatores de Preparação e Resposta ao Desastre, Governança, Educação em Redução de Riscos e Desastres. Mas cabe à comissão científica avaliar e direcionar a forma a ser apresentada, podendo ser Pôster ou Comunicação oral.

Os autores que tiverem seu resumo completo aprovado serão comunicados via e-mail, até o dia 15 de agosto de 2019. Para mais informações sobre o modelo a ser seguido para a submissão de artigos completo, acesse aqui.

Serviços:
UFPA sedia o III Congresso Brasileiro de Redução de Riscos e Desastres (CBRRD)
Data: de 11 a 14 de setembro de 2019
Local:  Centro de Eventos Benedito Nunes - Campus Básico da UFPA, Guamá, Belém
Inscrições: O prazo para submissão de trabalhos é até o dia 30 de julho
Normas para a submissão de artigos completo, disponível aqui
Para mais informações, acesse o site do evento.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA