Página inicial > Ultimas Notícias > Período de matrícula no semestre começa nesta quinta-feira, 25

Período de matrícula no semestre começa nesta quinta-feira, 25

• Publicado: Terça, 23 de Julho de 2019, 15h38

Ciac Adolfo Lemos 2

O período de 2019.4 da Universidade Federal do Pará (UFPA) começará só no dia 21 de agosto, mas, a partir desta quinta-feira, 25, já podem ser feitas as matrículas para os componentes curriculares do semestre. Entretanto atenção: as matrículas vão só até o dia 1º de agosto, e quem não fizer no período terá a matrícula trancada automaticamente pelo sistema e não poderá frequentar as aulas.

Segundo Julieta Jatahy, diretora do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (Ciac) da UFPA, é importante realizar a matrícula já nos primeiros dias. “Os alunos sempre se queixam que enfrentam vários problemas no momento da matrícula e quase todos poderiam ser resolvidos pela faculdade, mas, como o aluno deixa para a última hora, fica sem tempo hábil para isso. Os principais problemas relatados são a falta de vagas para a Matriz Curricular ou choque de horário entre as turmas. Quando o aluno procura a faculdade depois de encerrado o período de matrícula, relatando algum tipo de problema, só poderá tentar novamente no período de ajuste. Solicitar nos primeiros dias é apenas para evitar qualquer contratempo, que, caso ocorra, pode ser resolvido.”

De acordo com a diretora, alunos que estão no período acadêmico certo e com as notas lançadas raramente sofrem com esse tipo de problema, porém, caso perca o período de inscrição, pode não conseguir se matricular nas disciplinas, se as vagas nas turmas forem ocupadas por alunos em dependência, por exemplo.

O deferimento da solicitação de matrícula depende de uma lista de prioridades, na seguinte ordem: alunos nivelados; alunos formando (em semestre de conclusão); aluno pagando componente atrasado; aluno adiantado; aluno cursando componente eletivo (que não faz parte do curso). Em caso de alunos de mesma prioridade, o Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) é utilizado como critério de desempate.

O período para trancamento de curso no período também vai até o dia 1º de agosto. Ambos os processos devem ser realizados na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Pedidos de matrícula enviados diretamente ao Ciac não serão aceitos.

Avalia! UFPA – O sistema de Avaliação Institucional da Universidade também estará aberto para os estudantes durante o período de matrícula. A avaliação, que é feita por meio de questionário no Sigaa, é obrigatória e deve ser feita até o dia 1º de agosto. Se o aluno não lhe responder, não será possível realizar a matrícula. O programa Avalia se iniciou em 2018, em caráter experimental, e, em 2019, tornou-se compulsório e parte da política da Instituição.

O resultado da avaliação é utilizado pelas subunidades em conjunto com a Administração Superior da Universidade, para planejamento de ações que devem resultar em melhorias para os cursos.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Adolfo Lemos