Alunos do Curso de Música podem se inscrever no Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas
As inscrições para a XIII edição do Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas, realizado pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), começaram nesta terça-feira, 23 de julho, e seguem até 23 agosto. Os interessados deverão se inscrever em uma das seis categorias disponíveis. As inscrições, que são destinadas aos alunos vinculados ao IECG, ao Curso de Música da Universidade Estadual do Pará (UEPA), à Escola de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA) e à Fundação Amazônica de Música (FAM), ocorrerão na biblioteca Leonor Macedo, localizada no IECG.
O concurso, que tem como objetivo valorizar os profissionais da área e os estudantes de Música, de Belém, foi criado pela professora de Piano e Canto Lírico Dóris Azevedo, docente do antigo Conservatório Carlos Gomes. Os vencedores de cada categoria também serão contemplados com um prêmio em dinheiro.
De acordo com Jena Vieira, diretora técnica da Fundação Carlos Gomes, o concurso é mais que uma ferramenta de motivação, é um momento de avaliação. "Para um acadêmico, ganhar um concurso tem grande significado. Mostrar o seu desempenho em concursos é muito importante para a carreira de alguém que estuda Música", explica.
O concurso, promovido pelo Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), tem como objetivo valorizar os músicos locais e estimular a participação de estudantes de Música de várias instituições e, embora no início tenha sido criado somente para estudantes de Piano, hoje os candidatos tocam vários instrumentos. "Sinto-me muito feliz de saber que o concurso cresceu muito, abrangendo outros instrumentos e também a música de câmara. É um evento importante para todos os alunos e professores envolvidos, pois contribui para o crescimento musical de todos", afirma a professora Dóris Azevedo, criadora do concurso.
Concurso - A XIII edição do Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas será realizada de 30 de setembro a 4 de outubro e terá seis categorias:, Incentivo, Juvenil, Intermediário, Técnico, Avançado e Única. Fazem parte de cada categoria os instrumentos de cordas, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão; instrumentos de sopro, como flauta doce; todos os metais e madeiras, percussão, piano e canto e, ainda, música de câmara.
As avaliações das provas serão feitas obedecendo aos critérios de técnica do instrumento ou voz, além da postura em cena e a interpretação artística. Todos os candidatos que se apresentarem no concurso receberão um certificado, e o primeiro e segundo colocados de cada categoria serão comtemplados com prêmio em dinheiro.
Inscrições – de 23 de julho a 23 agosto, as inscrições desta edição do concurso serão feitas na Biblioteca Leonor Macedo, no Instituto Estadual Carlos Gomes, das 8h às 18h. Os músicos deverão levar a ficha de inscrição (disponibilizada no site e nas redes sociais da FCG) preenchida com o nome do candidato, nome do professor, instituição, categoria e especialidade desejada, turno da prova e três cópias das partituras que serão interpretadas. Será necessário, ainda, anexar a cópia da identidade e do CPF, comprovante de residência, conta corrente (para recebimento do prêmio, se for o caso) e, para candidatos não vinculados à FCG, apresentar documento comprovando vínculo com as outras instituições (UEPA, UFPA e FAM). Os candidatos menores de idade devem levar os mesmos documentos, sendo estes do seu responsável legal, para que possam receber o prêmio.
Serviço:
XIII Concurso Dóris Azevedo para Jovens Musicistas
Inscrições: de 23 de julho até 23 agosto de 2019
Local de inscrição: Biblioteca Leonor Macedo, localizada no IECG, na Av. Gentil Bitencourt, 977 - Nazaré.
Data do concurso: de 30 de setembro até 4 de outubro.
Texto: Divulgação / Ascom Fundação Carlos Gomes
Arte: Divulgação
Redes Sociais