Página inicial > Ultimas Notícias > Chegou a vez de os alunos de graduação avaliarem o ensino na UFPA

Chegou a vez de os alunos de graduação avaliarem o ensino na UFPA

• Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2019, 14h39

PROEG Campanha Avalia Portal da UFPa

Todos os dias, nós somos incentivados a avaliar algo, seja um serviço, uma pessoa, seja até as nossas próprias açõe, sempre com o intuito de identificar pontos que possam ser melhorados. E é com esse objetivo que, a partir desta quinta-feira, 25 de julho, terá início também o período de avaliação do seu curso de graduação: o “Avalia! UFPA”. O  questionário poderá ser respondido por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SiGAA) durante todo o período de matrícula que segue até o dia 1º de agosto.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), professor Edmar Costa, a avaliação de professores e de alunos é fundamental para o desenvolvimento de ações específicas para cada curso. É por meio das informações coletadas que os gestores poderão definir estratégias de melhoria na qualidade do ensino. “Essa autoavaliação é um elemento muito importante não só para nortear as políticas, mas também porque somos avaliados em relação a esse quesito quando recebemos visitas de avaliadores do INEP”, enfatiza.

O Programa Avalia iniciou em 2018, em caráter experimental, sem obrigatoriedade, mas com baixa adesão de alunos e professores. A partir de 2019, o caráter compulsório do programa foi necessário para se atingir o objetivo final da avalição, que é identificar os problemas existentes e fortalecer pontos positivos no ensino.

“Nós tivemos a preocupação de fazer um período de adaptação sem obrigatoriedade, que foi para criar a cultura no professor e no aluno de que a avaliação é importante como componente da vida acadêmica. De forma muito grata, nós percebemos que não houve reações importantes a esse aspecto da obrigatoriedade. Eles entenderam que, nesse momento de criação dessa cultura de avaliação, é importante que haja uma participação mais extensa, com um percentual importante e estatisticamente válido para um grande número de alunos e professores que nós temos em nossos cursos”, enfatizou Edmar Costa.

Resultados do Avalia – Os dados coletados são analisados pela Divisão de Avaliação da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Mesmo que ainda não tenha sido disponibilizado o relatório completo, referente ao primeiro semestre letivo de 2019, o coordenador do curso já tem acesso a algumas informações, como a satisfação dos alunos em relação ao corpo docente, à infraestrutura do curso, à necessidade de capacitação continuada de professores, entre outros quesitos avaliados.

O passo seguinte é a utilização dos dados pelas subunidades, em conjunto com a Administração Superior, a fim de planejar ações que resultarão em melhorias na qualidade dos cursos. Os resultados computados pelo Avalia também dão suporte às ações de outros programas da Proeg que fazem parte do Programa de Apoio à Qualificação do Ensino de Graduação (PGrad).

“Em um desses subprogramas, chamado PGrad-Acompanhamento, em uma experiência piloto, nós estamos programando visitas de consultores a 27 cursos de graduação que aderiram a um edital específico. Eles receberão um dossiê preparado pela Proeg, com base no que diz o Avalia!, o SiGAA, a Faculdade e a Proplan, sobre inúmeros componentes ou aspectos que caracterizam o curso, nas dimensões de desempenho discente, potencial de empregabilidade, desempenho da subunidade, organização do curso e desempenho docente”, explica o pró-reitor.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Oficina de Criação