Página inicial > Ultimas Notícias > Nova edição do “Roteiros Geo-Turísticos” percorre paisagens da 'Belle Époque'

Nova edição do “Roteiros Geo-Turísticos” percorre paisagens da 'Belle Époque'

• Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 15h40

roteiro agosto

Os Roteiros Geo-Turísticos estão com mais uma nova edição! Com o tema “Percorrendo e Revelando Paisagens da Belle Époque na cidade de Belém do Pará”, a caminhada seguirá por pontos históricos dos bairros Campina e Cidade Velha, no dia 4 de agosto. Esta edição dos Roteiros é em parceria com o Projeto Circular Campina-Cidade Velha, da Associação dos Amigos de Belém.

O projeto é uma ação do Grupo de Pesquisa de Geografia e Turismo (GGEOTur) da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pela professora Maria Goretti Tavares, e visa valorizar a memória socioespacial e patrimonial, material e imaterial da capital paraense, por meio de roteiros turísticos temáticos.

Segundo a professora Maria Goretti, o evento passará por diversos espaços importantes de Belém e representativos do período da Belle Époque. “Nesse roteiro, nós vamos passar em pontos relacionados ao período da Belle Époque em Belém, no final do século XIX e início do século XX. Vamos começar no cinema Olympia, possivelmente entrar nele e falar da importância dele, como um dos representantes da Belle Époque”. As inscrições podem ser feitas aqui.

Percurso – O projeto partirá às 8h30, do Cine Olympia, e seguirá o trajeto: Cinema Olympia, Praça das Sereias, Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), Avenida Nazaré, Palacete Bolonha, Avenida Governador José Malcher, Coretos e Praça da República, Theatro da Paz, Grande Hotel, Avenida Presidente Vargas, Rua Santo Antônio, Paris n’America, Praça dos Estivadores e Point do Açaí.

Roteiros Geo-Turísticos – Criado em 2011 e premiado nacionalmente pelo IPHAN, na 29º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, envolvendo todos os campos da preservação oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos consiste em caminhadas ao ar livre, orientadas por educadores e educandos, no intuito de valorizar a memória, os costumes, as artes e os espaços urbanos como Patrimônio Histórico-Cultural paraense.

Circular Campina Cidade Velha – Patrocinado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto tem como objetivo revalorizar o centro histórico da cidade de Belém, por meio de atividades culturais em estabelecimentos e em praças nos bairros Campina, Cidade Velha e Reduto. O projeto possui apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult) e do GGEOTur da UFPA. O projeto também foi premiado pelo IPHAN, na edição de 2018 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.

Roteiros Geo-Turísticos “Percorrendo e Revelando Paisagens da Belle Époque na cidade de Belém do Pará”
Local: Cine Olympia
Data: 4 de agosto