Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Licenciatura em Dança da ETDUFPA recebe nota máxima do MEC

Curso de Licenciatura em Dança da ETDUFPA recebe nota máxima do MEC

• Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2019, 15h03

29.01.2019 Posse ETDUFPA Foto Alexandre Moraes 5

O curso de Licenciatura em Dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) entre os dias 30 de junho e 3 de julho e recebeu nota final cinco. Esta é a nota máxima, atribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) aos cursos de graduação.

“Esta nota representa a qualidade do trabalho de toda uma equipe, representa nossa credibilidade. Ter a nota máxima em uma universidade com muitos cursos, para nós, é motivo de contentamento. É também resultado de muito trabalho. Trabalhamos sempre para manter a mesma nota, queremos continuar, por muito tempo, honrando o cinco, mas sem perder de vista o perfil do profissional professor de Dança que acreditamos fazer sentido para a nossa sociedade”, explica a professora Daísa Gomes do Rosário, coordenadora do curso.

Segundo ela, a coordenação do curso busca sempre mantê-lo com nota máxima, atentos aos itens avaliativos. “Um item de avaliação que podemos ver é a qualificação dos professores, por exemplo. Além dos professores que já tínhamos, hoje nós temos um número maior de professores com mais qualificações, e isso é muito visível na qualidade do fazer pedagógico dos professores. Nós ficamos sempre atentos aos cursos avaliados e buscamos sempre atender às demandas avaliativas do MEC. Isso nos direciona e ajuda a desenvolver o trabalho de coordenação dentro do curso.”

A avaliação – São considerados para avaliação os seguintes aspectos: projeto pedagógico do curso, de acordo com as novas resoluções do MEC para os cursos de Licenciatura; infraestrutura; espaço físico; acessibilidade; biblioteca; laboratórios; salas de aulas (para aulas práticas e teóricas); corpo docente; coordenação do curso; projetos de pesquisa; projetos de extensão e estágio supervisionado.

Além da avaliação presencial, que é feita periodicamente, estudantes ingressantes e concluintes de cursos selecionados devem realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Em 2019, farão o Enade estudantes de cursos de Bacharelado em Agronomia, Zootecnia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia; Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e os cursos superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

O curso – A graduação tem como objetivo formar professores e pesquisadores na Dança, com foco no estudo do corpo e na pedagogia da Dança. O licenciado em Dança reúne competências artísticas, pedagógicas e de pesquisa e está qualificado para trabalhar na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, em instituições públicas e privadas, em escolas especializadas, em Departamento Público de Artes e Cultura, em clubes, nos condomínios, nas academias, entre outros segmentos que requeiram profissional qualificado. Criado em 2007, o curso de Licenciatura em Dança da UFPA foi o primeiro do tipo na Região Norte do Brasil.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes