Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Arquitetura promove passeio pelo bairro Campina, na programação do Projeto Circular

• Publicado: Sexta, 26 de Julho de 2019, 15h04

avenidaPresidenteVargas

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (FAU/UFPA) promove, no dia 4 de agosto, um passeio pelo bairro Campina. Organizado pelo Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (Lahca), o passeio integra a programação da edição de agosto do Projeto Circular. O evento propõe apresentar à comunidade o processo de transformação e modernização da arquitetura no bairro Campina, desde a década de 1940 até meados dos anos 70, com a visita externa a um conjunto de edifícios.

Segundo a professora Celma Chaves, coordenadora do Lahca, as casas e os edifícios do bairro são representações importantes das mudanças arquitetônicas que ocorreram em Belém e nas outras capitais, no período. “São testemunhos históricos da assimiliação dos referenciais modernos (no caso das casas) e de um processo de modernização que se expressa na forma da construção verticalizada (no caso dos edifícios da Avenida Presidente Vargas, que faz parte do roteiro), que posteriormente se expande para outras áreas da cidade. É importante mencionar que o primeiro edifício com mais de 20 pavimentos e ícone da modernidade arquitetônica foi construído e localiza-se na Presidente Vargas: o Manoel Pinto da Silva, entre outros que serão apresentados durante o percurso”.

Não é necessário realizar inscrições para participar. A concentração para o passeio sairá do Shopping Pátio Belém, às 9h, e seguirá o seguinte trajeto: Rua Avertano Rocha, Frutuoso Guimarães, Ferreira Cantão, Aristides Lobo, Ó de Almeida, Manoel Barata e Presidente Vargas. Os responsáveis pela programação estarão identificados com camisas brancas e crachá.

Para Celma Chaves, a programação é importante para levar o conhecimento produzido dentro da universidade para a sociedade civil e para as pessoas que moram no bairro, que, muitas vezes, não conhecem a história dele. “Ao agregar-se à programação do Circular, a UFPA e o Lahca cumprem seu papel de dar um retorno ao que se espera da Instituição como produtora e disseminadora do conhecimento.”

Lahca – O laboratório busca compreender a ressonância das propostas da arquitetura moderna brasileira nos processos de produção arquitetônica local. Além disso, também desenvolve estudos sobre os processos de modernização em Belém, no período de 1886 e 1951, nos níveis urbanístico e arquitetônico. O laboratório também desenvolve estudos no âmbito da arquitetura pública, estudando as tipologias dos mercados públicos em Belém e sua inserção urbanística.

Em 2012, o laboratório passou a fazer parte da Rede Universitária Internacional História Arquitetura e Cidade. A rede inclui as universidades de San Miguel Hidalgo e Universidad Michoacán, no México; a Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Argentina; a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal de Uberlâdia (UFU) e a Universidade de São Paulo (USP), no Brasil.

Visita aos espaços da modernidade arquitetônica do bairro Campina
Data: 4 de agosto
Concentração: Shopping Pátio Belém (av. Padre Eutíquio)

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA