Página inicial > Ultimas Notícias > Companhia de dança da Alemanha chega a Belém no auge da turnê pelas Américas

Companhia de dança da Alemanha chega a Belém no auge da turnê pelas Américas

• Publicado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 15h17

Böhamia Danse Quartett

Um dos mais inspirados artistas na dança atual, o argentino naturalizado alemão diretor e coreógrafo Héctor Böhâmia Wültrich chega à capital paraense com a companhia de dança, para uma única e inesquecível apresentação no Theatro da Paz, no dia 4 de agosto. A renomada Böhamia Danse Quartett apresentará Live In Tour 2019 em Belém, no auge da turnê pelas Américas. O coreógrafo e diretor também irá realizar gratuitamente dois masterclass, sendo um voltado para bailarinos e outro para atores paraenses, nos dias 5 e 6 de agosto, em parceria com a Escola de Teatro e Dança da UFPA.

Dono de uma trajetória repleta de pesquisa, referências e experimentação, Héctor Böhâmia Wültrich criou mais de 150 peças, entre as quais se destacam Wozzeck de Alban Berg, Mäss V na Missa do Requiem de Verdi, Ascensão e queda da cidade de Mahagonny (em colaboração com a Ópera de Estocolmo) e Divino Maravilhoso (trilogia sobre a obra musical de Caetano Veloso), entre outros espetáculos.

Possuidor de uma independência criativa e estética que vai do grotesco ao provocador, do sublime ao extraordinário, conquistou seu espaço como um dos mais reconhecidos coreógrafos na Europa, nesses mais de 30 anos de carreira. A forte influência do expressionismo em sua arte marcou a cena nas últimas décadas, nos projetos por ele assinados.

Para tentar se definir, durante uma entrevista que antecedeu sua apresentação em Barcelona recentemente, Böhâmia Wültrich disse: "Mudei a maneira de expressar minha linguagem, pela minha natureza e por minha necessidade de estar sempre procurando novas formas expressivas em cada um dos meus projetos, porque eu nunca me senti completo", declara o artista, residente na Alemanha.

Coreógrafo e encenador de reconhecido talento, Héctor Böhâmia Wültrich desenvolveu sua arte coreográfica com influências diversas: da música do século XX, como o compositor estoniano Arvo Pärt, do folclore popular brasileiro (como batucadas ou maracatu), o jazz experimental e o impressionismo por Maurice Ravel. Para entender toda essa música, ele começou a estudar harmonias complexas no piano e a experimentar ritmos, porque Böhâmia Wültrich também é pianista, elemento que enriquece ainda mais seus trabalhos coreográficos sempre multidirecionados em várias frentes.

Sua companhia que chega agora a Belém, o Böhâmia Danse Quartett, já participou em grandes óperas e festivais internacionais que vão desde Avignon (França), Berlim (Alemanha), Espoleto (Itália), Praga (República Tcheca), Oslo (Noruega), Lyon (França), Edimburgo (Escócia), Jerusalém (israel), Lisboa (Portugal) e Montpellier (França) até Zagreb (Croácia) e Lituânia.

Atualmente o Böhâmia Danse Quartett é reconhecido na Europa como um grupo liderado por esse influente criador latino, por seu estilo abrangente e diversificado. Héctor Böhâmia Wültrich é possuidor de uma técnica extraordinária e pessoal e também internacionalmente reconhecido como um professor e mestre inovador de dançarinos.

A apresentação chega a Belém repleta de expectativa pelos amantes da dança e promete um espetáculo único, refletindo seu amor, profissionalismo e dedicação à arte, que são sua marca na cena internacional.

Masterclass  - Os masterclass serão gratuitos e ocorrem em parceria com a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ICA) e serão ministrados em dois módulos.

O primeiro módulo, voltado para bailarinos de nível intermediário/avançado, terá como introdução uma aula de Dança e Técnica de balé neoclássico, direcionada para as diagonais, de centro, de dinâmicas e níveis sobre Dança contemporânea. O processo se encerra com uma ideia sobre composição coreográfica, de processo para compor uma peça, uma peça de coreografia.

O segundo módulo, voltado para atores e atrizes, estará focado em três partes. A primeira parte será voltada para voz e corpo, para a preparação física vocal, como o ator se prepara para subir à cena, por onde passa a preparação de seu corpo, num processo de reconhecimento da condição física para o exercício de sua arte. A segunda parte será focada no texto. Com base em alguns textos fornecidos pelo diretor, haverá um momento de reconhecimento da dramaturgia existente e possíveis aspectos para melhor aproveitamento dela. A terceira e última etapa será o casamento das anteriores, pela qual passam todos esses aspectos, abordando a composição da personagem, sobre a dramaturgia da voz, da relação de composição e de por onde passa este processo.

Tanto o espetáculo quanto os martesclass contam com apoios importantes: Theatro da Paz, Escola de Teatro e Dança da UFPA, Portal Diário Online, Diário do Pará, Diário FM, Rede Cultura de Comunicação, Hotel Le Massilia, Restaurante Dona Joana, D'Avila - Print/Silk/Sign e Casa Laura.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA