Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Capes oferta capacitação on-line para uso do Portal de Periódicos
Início do conteúdo da página

Capes oferta capacitação on-line para uso do Portal de Periódicos

  • Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 15h37

Treinamento Capes

Desde 2016, a Comunidade Acadêmica Brasileira tem uma forma rápida e prática de se aprofundar no uso de recursos e ferramentas oferecidos pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): a capacitação on-line. Os treinamentos são gratuitos e abertos a todos os interessados.

A capacitação on-line é voltada para acadêmicos e profissionais que desejam conhecer o Portal de Periódicos e as bases específicas do conhecimento, estimulando o interesse em pesquisas e promovendo a divulgação do acervo, o contato com a interface do Portal e o aumento da utilização do conteúdo.

Os treinamentos são distribuídos em semanas temáticas, de acordo com a classificação de áreas da Capes: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes, e Multidisciplinar. Clique aqui para ver a agenda de treinamentos.

Para agosto, o cronograma previsto será dirigido aos públicos ligados às Ciências Sociais Aplicadas (de 5 a 10/08), Ciências Agrárias (de 12 a 17/08), Ciências da Saúde (de 19 a 24/08) e Engenharias (de 26 a 31/08). A programação completa pode ser acessada na área de materiais didáticos ou neste link.

Ainda em agosto, os usuários terão a oportunidade de participar de “webinários” realizados diretamente por editores que têm conteúdos no Portal. No dia 7, a Emerald abordará a temática "por que alguns artigos são rejeitados?". No dia 21, os usuários poderão receber dicas de como publicar um estudo de caso, também apresentadas pela Emerald.

Na reta final do mês, dia 28, será o momento para pesquisadores ligados à Química esclarecerem dúvidas sobre o Chemical Abstracts Service (CAS) e sobre a plataforma SciFinder, orientados por uma especialista do ITMS Group. Os treinamentos com editores sempre ocorrem no período noturno, a partir das 19h, e requerem inscrição prévia, assim como os treinamentos do Portal de Periódicos.

Inscrições - Para realizar inscrição nos treinamentos, é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. Qualquer pessoa pode criar uma identificação, clicando em "novo usuário" e preenchendo as informações solicitadas.

A confirmação do treinamento ocorre via e-mail. Os inscritos recebem duas mensagens: a primeira é disparada uma semana antes do treinamento e contém informações sobre o conteúdo a ser ministrado, link para acesso à sala de aula virtual e orientações gerais; a segunda é um alerta enviado um dia antes da data agendada. Estudantes que solicitarem registro faltando até 48 horas para a realização do curso receberão a mensagem de aprovação um dia antes.

Os participantes têm direito ao certificado, com informações da capacitação, acessível pelo Meu Espaço, após a realização do curso. Os certificados são autenticados. Cada documento emitido contém a URL de origem – única para cada registro – inserida no rodapé.

A tecnologia utilizada pela Capes para ministrar os treinamentos on-line é o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Texto: Portal de Periódicos da Capes
Arte: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página