Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Aluna do Parfor apresenta pesquisa sobre artista de Mãe-do-Rio
Início do conteúdo da página

Aluna do Parfor apresenta pesquisa sobre artista de Mãe-do-Rio

  • Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 15h05

CAPA art04

O ato de transformar a natureza em arte fez parte da infância de Tereza Caxias dos Santos, que hoje mora e atua como professora no município de Mãe do Rio, mas se tornou também seu objeto de pesquisa no Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA), promovido no polo de Bragança, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).

Tereza pesquisou a obra do artista conhecido como "Ceará", também morador do município de Mãe do Rio, especialista em criar figuras animais com raízes, troncos e galhos colhidos na natureza. A professora (e agora licenciada em Artes Visuais) conta que, durante sua infância no município, criava seus próprios brinquedos, com elementos encontrados na natureza.

Foto Alexandre Yuri 02"Tenho uma paixão muito grande por esse tipo de trabalho. Passei a infância toda tirando das árvores as esculturas, criando bonecas, nossos brinquedos eram tirados da mata. Tudo aquilo que se parecia com a forma de um objeto, a gente trazia para casa, para fazer brinquedos. Eu sou apaixonada pela natureza, foi onde fui criada. Não fui criada na cidade, fui criada na colônia", relembra a professora.

A identificação com as obras de Ceará foi imediata. "Quando eu vi o trabalho do Ceará, era a minha infância. Ele contou a história dele, quando era criança observava as árvores e via as formas, a brincadeira dele era dentro das matas, igual às minhas", conta.

art02Tereza passou a acompanhar o trabalho do artista e desenvolveu sua pesquisa após realizar entrevistas com Ceará. "Ele não esculpe, ele se apropria daquela forma, corta no tamanho da escultura e dá a forma", explica Tereza, que foi presentada pelo artista com uma de suas obras: cachorro feito de uma raiz.

Resultado - Na última semana de julho, Tereza apresentou a pesquisa no Instituto de Ciências da Arte, no Campus da UFPA em Belém, e foi aprovada com conceito excelente. "Depois desta pesquisa, fui perceber a simplicidade dele (Ceará), um cara simples, que tem até vergonha de falar em público, nunca estudou arte, só tem a paixão pela arte", detalha a pesquisadora.

"Passei a ver a arte de dentro para fora. A obra geme o grito do artista, as emoções, a angústia, a alegria, a tristeza, as lembranças, tudo isso é exposto dentro daquele trabalho, ele não faz por fazer, a alma dele está ali em cada trabalho. Eu vejo a alma do Ceará impregnada nos trabalhos dele", diz Tereza.

Foto Alexandre Yuri 01A identificação com a obra do artista ajudou no processo de pesquisa, de acordo com o orientador do trabalho, o professor da UFPA Rafael Leandro. "A Tereza é uma aluna muito aplicada e, como todos no Parfor, muito batalhadora. Sempre teve muita proximidade com o objeto de pesquisa, isso fez com que o trabalho fosse mais prazeroso pra ela", detalha o professor.

Leandro celebra os resultados das pesquisa em Artes Visuais em diferentes municípios do Pará. "É algo maravilhoso em relação ao Projeto do Parfor, nós passamos a conhecer o que se faz nos nossos interiores e expandimos o conhecimento sobre a arte produzida no Estado", comemora.

Texto: Alexandre Yuri Nascimento / Ascom Parfor
Fotos: Alexandre Yuri Nascimento e Tereza Caxias dos Santos

registrado em:
Fim do conteúdo da página