Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

  • Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2019, 18h13

profmat

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), para turmas com início em 2020. Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o curso tem objetivo de aprimorar a formação de professores de Matemática da Educação Básica do país. As inscrições para o exame vão até o dia 16 de setembro de 2019 e podem ser realizadas por meio de formulário on-line, de acordo com o edital.

Formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, o Profmat é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação, com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado). Ele tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada, relevante para o exercício da docência na Educação Básica, especialmente para professores de escolas públicas que busquem aprimoramento da formação profissional.

Em todo o Brasil serão ofertadas 1860 vagas. Para a UFPA foram disponibilizadas 70 vagas, que estão divididas da seguinte forma: 15 vagas para o campus de Abaetetuba, 25 para Belém, 15 para Bragança e 15 para Castanhal.

Inscrições - Do dia 1º de agosto até às 17h (horário de Brasília) do dia 16 de setembro de 2019, as inscrições podem ser realizadas pelo site. No ato da inscrição, o candidato deve preencher um formulário eletrônico com as seguintes informações: dados pessoais de identificação e de contato; dados da formação acadêmica (graduação); atuação profissional (docência); Instituição Associada e o campus onde pretende realizar o Exame Nacional de Acesso e cursar o ProfMat. Após o fim das inscrições, não será possível alterar informações de candidatos.

A taxa de inscrição tem o valor de R$ 76,00 (setenta e seis reais) e só pode ser paga por meio de boleto bancário do Banco do Brasil (emitido no momento do preenchimento do formulário de inscrição). O valor poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. A inscrição só é efetivada após o pagamento do boleto

Exame - A prova, com duração de três horas, começará às 13h50 do dia 19 de outubro. O participante deve comparecer ao local - selecionado no ato da inscrição -  com uma hora de antecedência. No dia, o aluno deve portar documento de identificação original com foto; cópia do Protocolo de Inscrição; caneta esferográfica de tinta preta ou azul. Com 30 questões de múltipla escolha, a prova avalia conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos.

Resultados e Matrículas - As notas individuais serão divulgadas pela Instituição Associada do candidato até 11 dias após a prova, enquanto que o resultado final e definitivo será publicado até 21 de novembro. O dia, local e horário das matrículas serão divulgados por cada Instituição Associada até o dia 24 de janeiro, conforme previsto no edital.

Em caso de dúvidas sobre a inscrição, o candidato pode contactar o Secretariado do ProfMat, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 2717-9496.

Serviço:
Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat)
Inscrições: até 16 de setembro, às 17h, no site do Profmat
Mais informações no edital.

Texto: Gilberto Moura- Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página