Página inicial > Ultimas Notícias > Biblioteca Central oferece treinamento para acesso ao Portal de Periódicos da Capes

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 15h19

Biblioteca Central

Com o objetivo de capacitar alunos e pesquisadores para fazerem melhor uso da diversidade do acervo disponilizado pelo Portal Periódicos da Capes, a Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará (BC/UFPA) tem realizado vários treinamentos abertos ao público. Em agosto, o curso será realizado no dia 14, nos turnos matutino e vespertino, e no dia 28, no período noturno. As inscrições são gratuitas e feitas na hora do evento, com limite de 40 vagas.

A realização tem como objetivo a capacitação dos usuários da BC para acessarem artigos, livros, teses, dissertações, normas, patentes etc. disponíveis no Portal Períodicos. Além disso, durante esses encontros, é possível elucidar dúvidas em relação ao uso das bases de dados, das ferramentas e dos recursos disponíveis no portal para a pesquisa científica.

“É muito importante dar acesso a esse serviço, que é rico e bem completo, para toda a comunidade, tanto da graduação quanto da pós-graduação. É importante estreitar essa relação do aluno com a produção científica e ensinar os melhores caminhos para que ele consiga pesquisar, escrever e produzir”, afirma Thyago Costa, bibliotecário da BC e um dos facilitadores dos cursos.

As principais dúvidas esclarecidas no curso costumam estar relacionadas com a navegação e a busca de pesquisas científicas, pois o portal conta com diversas fontes, como o Google Scholar e o PubMed, e o acesso do site em redes privadas e domésticas, já que é fundamental que o dispositivo eletrônico esteja conectado a uma rede institucional para que seja disponibilizado o acesso completo.

O treinamento da Biblioteca Central é oferecido três vezes em cada mês, e, para as próximas sessões, já estão agendadas para os dias 11 de setembro, 9 de outubro, 13 de novembro e 4 de dezembro. Os participantes recebem certificado de 3h.

Portal de Periódicos da Capes - É a maior fonte de pesquisa científica no Brasil. Uma biblioteca virtual que reúne mais de 37 mil revistas científicas em texto completo, bases de dados referenciais e de resumos, bases de patentes, normas técnicas, livros, teses, dissertações, dicionários, enciclopédias, entre outros conteúdos que podem auxiliar alunos, professores, técnicos e toda a comunidade na elaboração de seus trabalhos acadêmicos.

Treinamento para o Portal de Periódicos da Capes
Datas: 14 e 28 de agosto
Local: Biblioteca Central – Campus Básico
Horários das turmas: dia 14 (das 9h às 12h e das 15h às 18h) e dia 28 (das 18h às 21h)
Inscrições: no dia do evento, gratuitamente, com limite de 40 alunos por turma.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA