Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de pesquisa celebra 10 anos falando das "Representações do feminino na antiguidade"
Início do conteúdo da página

Grupo de pesquisa celebra 10 anos falando das "Representações do feminino na antiguidade"

  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 15h39

FemininonaAntiguidade 1

Para celebrar os 10 anos do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção (POIESIS), será realizado o III Simpósio Internacional Filosofia e Literatura, com a temática ‘Representações do feminino na antiguidade’. O objetivo é tratar a questão do papel da mulher na Antiguidade, o modo como eram representadas, observando a padronização de comportamentos. O evento será de 19 a 21 de agosto, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Para participar como ouvinte, a inscrição é grátis e pode ser feita aqui. A submissão de trabalhos se encerrou no dia 20 de julho.

Para refletir a questão do feminino, serão analisados relatos de poesias que falam sobre os padrões impostos pela sociedade antiga. “Falar sobre a mulher na antiguidade significa resgatar o modo como eram representadas, como se pode observar nas narrativas da poesia épica, da tragédia e da comédia, que levaram Platão a repensar a condição da mulher e propor a igualdade entre a natureza masculina e a feminina, propiciando que ambos exercessem a mesma função”, disse a professora Jovelina Ramos, coordenadora do Poiesis.

O evento terá a presença de convidados nacionais e internacionais, que farão discussões com base no viés filosófico de Platão e Aristóteles e nas variações poéticas, como comédia, elegia, mélica arcaica e tragédia. “Atualizar o debate acerca das representações do feminino na Antiguidade, a partir de áreas distintas e afins, como Filosofia Antiga e Estudos Clássicos, é uma das principais contribuições para o simpósio”, afirma a professora Jovelina Ramos.

Poiesis - O Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPA) e à Faculdade de Filosofia (FAFIL/UFPA). Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão são de natureza interdisciplinar e centradas na relação envolvendo filosofia, poesia e teatro, matiz que caracteriza a área de Estudos Clássicos. Suas atividades estão presentes em projetos de iniciação científica, de monografias e de mestrado, desenvolvidos na graduação e na pós-graduação.

As pesquisas desenvolvidas no grupo envolvem a abordagem de questões centrais da filosofia de Platão, como a tematização acerca da erótica e da psicologia platônica, do tratamento do belo e da natureza performática dos diálogos, observando como o filósofo faz uso de analogias, de imagens, de máscaras, de metáforas e de mímesis, embora critique a produção mimética, de mitos.

Serviço:
III Simpósio Internacional Filosofia e Literatura
Data: de 19 a 21 de agosto
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).
Mais informações no site.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/ Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página