Página inicial > Ultimas Notícias > Grupo de pesquisa celebra 10 anos falando das "Representações do feminino na antiguidade"

• Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 15h39

FemininonaAntiguidade 1

Para celebrar os 10 anos do Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção (POIESIS), será realizado o III Simpósio Internacional Filosofia e Literatura, com a temática ‘Representações do feminino na antiguidade’. O objetivo é tratar a questão do papel da mulher na Antiguidade, o modo como eram representadas, observando a padronização de comportamentos. O evento será de 19 a 21 de agosto, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Para participar como ouvinte, a inscrição é grátis e pode ser feita aqui. A submissão de trabalhos se encerrou no dia 20 de julho.

Para refletir a questão do feminino, serão analisados relatos de poesias que falam sobre os padrões impostos pela sociedade antiga. “Falar sobre a mulher na antiguidade significa resgatar o modo como eram representadas, como se pode observar nas narrativas da poesia épica, da tragédia e da comédia, que levaram Platão a repensar a condição da mulher e propor a igualdade entre a natureza masculina e a feminina, propiciando que ambos exercessem a mesma função”, disse a professora Jovelina Ramos, coordenadora do Poiesis.

O evento terá a presença de convidados nacionais e internacionais, que farão discussões com base no viés filosófico de Platão e Aristóteles e nas variações poéticas, como comédia, elegia, mélica arcaica e tragédia. “Atualizar o debate acerca das representações do feminino na Antiguidade, a partir de áreas distintas e afins, como Filosofia Antiga e Estudos Clássicos, é uma das principais contribuições para o simpósio”, afirma a professora Jovelina Ramos.

Poiesis - O Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPA) e à Faculdade de Filosofia (FAFIL/UFPA). Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão são de natureza interdisciplinar e centradas na relação envolvendo filosofia, poesia e teatro, matiz que caracteriza a área de Estudos Clássicos. Suas atividades estão presentes em projetos de iniciação científica, de monografias e de mestrado, desenvolvidos na graduação e na pós-graduação.

As pesquisas desenvolvidas no grupo envolvem a abordagem de questões centrais da filosofia de Platão, como a tematização acerca da erótica e da psicologia platônica, do tratamento do belo e da natureza performática dos diálogos, observando como o filósofo faz uso de analogias, de imagens, de máscaras, de metáforas e de mímesis, embora critique a produção mimética, de mitos.

III Simpósio Internacional Filosofia e Literatura
Data: de 19 a 21 de agosto
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).
Mais informações no site.

Texto: Maiza Santos - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução/ Google