Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA esclarece o orçamento

UFPA esclarece o orçamento

• Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 13h41

Nota Oficial Imagem Principal Portal

As Universidades Públicas Federais, como é de amplo conhecimento, tiveram parte de seu orçamento de 2019 contingenciado pelo governo federal, o que tem agravado dificuldades que já se acumulam há alguns anos. Na UFPA, essa parcela alcança 30% dos recursos previstos para a manutenção daInstituição.

A incerteza sobre a liberação dos recursos contingenciados tem levado ao adiamento de várias despesas, gerando restrições que já são sentidas por todas as unidades da UFPA, por exemplo na manutenção de sua estrutura e na aquisição de insumos para as atividades acadêmicas e de pesquisa.

O esforço da UFPA tem sido e continuará sendo pela manutenção das atividades regulares, seja reservando os recursos disponíveis para algumas despesas (como energia, vigilância, limpeza e assistência estudantil), seja negociando com o governo e com o Congresso Nacional a liberação dos valores contingenciados. A Instituição não trabalha com a perspectiva de paralisação de suas atividades, reconhecendo a  importância de sua atuação para o atendimento de demandas diversas da população paraense. Eventuais limitações em um ou outro projeto poderão ocorrer pontualmente e terão a atenção devida para a superação no menor prazo possível. Também aguardarão o repasse integral do orçamento algumas despesas relativas a diárias e passagens, à manutenção das instalações da instituição e à aquisição de material de consumo e de material permanente.

Contando com o apoio da sociedade paraense, a UFPA tem a confiança de que as limitações correntes serão superadas e a Instituição manterá, com regularidade, todas as ações de ensino, pesquisa e extensão que hoje contribuem, de modo único, para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Belém, 7 de agosto de 2019.

Emmanuel Zagury Tourinho

Reitor da Universidade Federal do Pará