Página inicial > Ultimas Notícias > EMUFPA lança edital para o Curso Livre de Música

EMUFPA lança edital para o Curso Livre de Música

• Publicado: Quinta, 08 de Agosto de 2019, 15h54

Escola de Mùsica

Pensando promover a educação musical de moradores da capital paraense, a Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) acaba de lançar mais um edital para o Curso Livre de Música. Ao todo, são ofertadas 105 vagas, divididas entre candidatos iniciantes ou com algum conhecimento musical. As inscrições vão até o dia 12 de agosto e devem ser feitas por meio de formulário on-line disponível aqui.

O Curso Livre de Música é um projeto de caráter extensivo da EMUFPA que tem como objetivo atender à demanda de formação musical inicial, anterior aos cursos técnicos. Com carga horária semanal de duas horas, as aulas são presenciais e estão previstas para serem realizadas de 9 de setembro a 13 de novembro de 2019.

Os cursos ofertados para este segundo semestre de 2019 são: Canto Lírico, Contrabaixo Elétrico, Piano, Saxofone, Teoria Musical Elementar, Trombone, Trompa, Tuba e Eufônio, Viola de Arco e Violoncelo.

Inscrições – Para se candidatar, é necessário que o interessado preencha a ficha de inscrição disponível on-line e pague a taxa de inscrição de R$ 50,00 reais até o dia 12 de agosto. Para efetivar a inscrição, o candidato deve enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os seguintes documentos: cópia da GRU, comprovante de pagamento, documento oficial de identidade com foto (ambos os lados, quando cabível) e CPF. Os arquivos que não forem enviados em um único e-mail serão desconsiderados, e as inscrições referentes serão anuladas.

Seleção – A seleção, prevista para o dia 18 de agosto, será realizada em forma de teste de aptidão ou exame prático, aplicado de acordo com o Módulo do curso pretendido. Não será disponibilizado instrumento para a realização do processo seletivo, por isso os candidatos deverão levar o instrumento musical em que pretendem ser iniciados, com exceção do piano.

Para iniciantes, o processo seletivo ocorrerá por meio de teste de aptidão para verificar a resposta aos estímulos musicais. Já para os demais candidatos com conhecimento musical, a seleção será por meio de teste de execução musical, conforme previsto no edital.

EMUFPA – Com objetivo de atender à demanda de formação musical inicial, anterior aos cursos técnicos, a Escola de Música da UFPA tem possibilitado a oferta de novos cursos (Música Popular, Música e Tecnologia, outros), a inclusão dos alunos do curso técnico no sistema de gerenciamento acadêmico da UFPA e o fortalecimento das ações de pesquisa e extensão, por meio de grupos e projetos.

Entre os grupos residentes da EMUFPA, estão a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, a Orquestra Sinfônica Paulo Keuffer, a Orquestra de Violoncelistas da Amazônia,  a Orquestra Infantil de Violinistas Lícia Arantes, a Orquestra Infantojuvenil Helena Maia, a Orquestra Concertistas da EMUFPA, a EMUFPA Jazz Band, a SAM Band Pará, a Banda Sinfônica da EMUFPA, a UFPA Cello Ensamble, o Quinteto de Sopros, Duo Azulay e o Trio de Jazz da EMUFPA.

Processo Seletivo para o Curso Livre de Música – EMUFPA
Data: até 12 de agosto