Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professores lançam 2º volume de “Reflexões acerca do Desenvolvimento da Amazônia no Século XXI”
Início do conteúdo da página

Professores lançam 2º volume de “Reflexões acerca do Desenvolvimento da Amazônia no Século XXI”

  • Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 15h13

Lançamento livro Reflexões acerca do Desenvolvimento

Você sabe como está o desenvolvimento da Amazônia nos dias atuais? Com uma ampla diversidade econômica, social e, principalmente, ambiental, fica evidente que a Amazônia é o coração do País e, por isso, todos precisam saber mais a respeito do seu crescimento. Pensando nisso, o professor André Cutrim Carvalho e o economista Rodrigo Portugal da Costa organizaram o segundo volume do livro Reflexões Acerca do Desenvolvimento da Amazônia no Século XXI. O lançamento da obra será no dia 12 de agosto, segunda-feira, no auditório da Sudam, a partir das 9h30.

A realização vai ocorrer durante a “Semana do Economista”, promovida pelo Conselho Regional de Economia do Pará/Amapá (Corecon-PA/AP). As inscrições para o evento são gratuitas e devem ser feitas pelo site do evento. A programação contará com a presença dos organizadores professor André Cutrim Carvalho, da Faculdade de Ciências Econômicas (Facecon) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais da Amazônia (PPGEDAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), do economista da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) Rodrigo Portugal da Costa e também dos apoiadores deste projeto Kleber Antônio da Costa Mourão e Sérgio Felipe Melo da Silva.

De acordo com André Cutrim Carvalho, doutor em Desenvolvimento Econômico e pós-doutor em Economia, o livro procurou formular – por meio dos seus artigos – uma série de reflexões sobre os modelos de desenvolvimento implementados na Amazônia brasileira, com destaque para as questões em torno da Amazônia paraense. É uma proposta de trabalho em conjunto com outros estudiosos da região.

Livro - De acordo com o professor André Cutrim, a Amazônia nunca foi e jamais será vista como uma região homogênea, como é possível pensar em um primeiro momento. Neste contexto, a obra tem por objetivo pautar uma análise multidisciplinar sobre os atuais problemas da Amazônia brasileira, em especial da Amazônia paraense, no âmbito da busca pelo desenvolvimento econômico e da diminuição das históricas desigualdades sociais.

A partir disso, foram convidados quinze pesquisadores de diversas instituições, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Ins­tituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), para trabalhar de forma abrangente esta temática – desenvolvimento econômico – de grande importância para todos os representantes da academia, gestores de políticas públicas e privadas e, especialmente, para a sociedade civil.

“O conteúdo desta obra vislumbra um debate que perpassa a história econômica da Amazônia, continua com as teorias desenvolvimentistas e finaliza com a apresentação dos (principais) mecanismos de gestão e políticas públicas brasileiras. É justamente por esse emaranhado de pensamentos conflitantes, mas construídos por meio dos pressupostos básicos do respeito e da democracia, que este material se insere numa visão maior em termos de pluralidade teórica, metodológica e, sobretudo, pela interdisciplinaridade”, conclui o professor André Cutrim Carvalho.

Serviço:
Lançamento do livro Reflexões Acerca do Desenvolvimento da Amazônia no Século XXI
Data: 12/08/2019, segunda-feira
Hora: 9h30
Local: Auditório da Sudam; Travessa Antônio Baena, nº 1113
Inscrições: disponíveis no site do evento
Para mais informações, acesse aqui

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página