Página inicial > Ultimas Notícias > Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas realiza segunda resenha acadêmica

• Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 15h04

sao caetano de odivelass

O Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas Professor Mário Chagas Fernandes (NUSC), vinculado ao Campus Universitário de Castanhal, e a Turma de Letras/2019 deste Núcleo irão realizar, neste sábado, 10 de agosto, a 2ª Resenha Acadêmica. A temática desta edição será “Comunidades tradicionais e unidades de conservação” e contará com a participação do coordenador do NUSC, professor José Guilherme Fernandes (UFPA); da engenheira de pesca Talita Aranha (Semagri) e do técnico ambiental Fernando Monteiro (Semma). O evento será realizado a partir das 9h, na sede do Núcleo, na cidade de São Caetano de Odivelas, sendo aberto à participação de todos.

O objetivo da Resenha é apresentar as práticas e os saberes locais e os estudos e as pesquisas acadêmicas sobre as comunidades da região à comunidade acadêmica e aos interessados em geral, promovendo, consequentemente, a discussão e a proposição de ações colaborativas entre universidade e sociedade.

Nesta edição, serão tratadas questões relativas às práticas e aos saberes das comunidades pesqueiras do município, com foco no desenvolvimento sustentável e na economia circular, fatores importantes para a compreensão da necessidade de existência de unidades de conservação em meio aos territórios tradicionais de pescadores, uma vez que o município abriga uma das últimas reservas extrativistas marinhas (Resex) instaladas no Estado do Pará, a Mocapajuba. A UFPA, por meio do NUSC, participa com assento no Conselho Deliberativo desta Resex.

NUSC – O Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas Professsor Mário Chagas Fernandes é uma subunidade do Campus Universitário de Castanhal, que funciona em parceria com a Prefeitura do município e é regido pela Lei Municipal 166/2018, que determina os deveres e os direitos de cada uma das instituições parceiras.

O objetivo do NUSC é promover o ensino, a pesquisa e a extensão, em caráter eventual, para a implementação de ações e políticas públicas de desenvolvimento sustentável ambiental e social, em perspectiva loco-regional. O Núcleo foi inaugurado em 9 de julho de 2018.

Texto: José Guilherme Fernandes - Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas
Foto: Reprodução/Google