Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia

• Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 15h33

Evento PPGSS

Estão abertas as inscrições para o II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia. O seminário é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui. O período para submissão de trabalhos vai até o dia 31 de agosto.

O evento, que tem como tema “desafios postos em tempos de acirramento das desigualdades sociais e expropriação da natureza no contexto ultraneoliberal”, visa contribuir para a ampliação do debate sobre a relevância da pesquisa social nos processos de resistência e para a luta por direitos sociais sob as perspectivas nacional e amazônica.

“O debate e a socialização da produção de conhecimentos em Serviço Social, tanto em nível nacional quanto em regional, é da maior importância, na medida em que possibilita o conhecimento da realidade social vivenciada pelos diversos segmentos sociais. Trata-se, então, de aprofundar o conhecimento e o debate sobre a conjuntura política e econômica que provoca o acirramento das desigualdades sociais e a expropriação da natureza na Amazônia, desafiando o trabalho profissional do assistente social na luta coletiva para a garantia de direitos”, explica a professora Vera Lúcia Gomes, uma das organizadoras do seminário.

Pesquisa em Serviço Social – Segundo a professora, o incentivo à pesquisa na área do Serviço Social é importante, ao entender a profissão como uma especialização na divisão social e técnica do trabalho, cuja intervenção profissional qualificada exige o conhecimento da realidade, assim como para avaliar, planejar e operacionalizar políticas sociais públicas.

“Além disso, a pesquisa social se constitui indispensável para as quatro dimensões do Serviço Social: formação, intervenção, produção de conhecimento e organização política da categoria profissional, vinculadas, organicamente, ao que se denomina Projeto Ético-Político-Profissional”.

Como forma de incentivar ainda mais a produção de pesquisas na área, o  seminário oferece diversas opções de eixos temáticos como opções para apresentação durante o evento: Trabalho, Questão Social e Serviço Social; Política Social e Serviço Social; Serviço Social, Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional; Movimentos Sociais e Serviço Social; Questão Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social; Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades; Ética, Direitos Humanos e Serviço Social e Serviço Social, Geração e Classes Sociais.

Trabalhos podem ser submetidos aqui, nas modalidades de comunicação oral individual ou coletiva, e normas e orientações para submissão podem ser consultadas neste documento.

II Seminário Nacional de Serviço Social e a Pesquisa Social na Amazônia
Data: de 23 a 25 de outubro
Local: Campus de Belém da UFPA
Inscrições: aqui