Página inicial > Ultimas Notícias > Campus de Breves promove debate sobre a inclusão de pessoas com deficiência no Marajó

• Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 15h57

inclusao marajo

O Campus de Breves da Universidade Federal do Pará irá realizar, nos dias 23 e 24 de agosto, o III Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Marajó. O tema escolhido para esta edição é "Nada sobre nós, sem nós no Marajó". A inscrição para a participação no evento é gratuita e deve ser feita até o dia 19 de agosto, presencialmente ou via e-mail.

O seminário é realizado por membros do Movimento de Inclusão do Marajó e, desde a sua primeira edição, é organizado em parceria com a UFPA, no Campus de Breves. A iniciativa tem o objetivo de promover o debate sobre a importância da participação da pessoa com deficiência e de seus familiares nas discussões de políticas que os envolvem, as legislações vigentes que os afetam e os desafios para que sejam implantadas no Marajó.

O evento também busca demonstrar a relevância de se mapear a situação das pessoas com deficiência, por meio dos grupos de trabalhos, e difundir políticas existentes no Pará voltadas para as PcD, além de fortalecer a inclusão destas no contexto marajoara. Segundo Edvana Vieira Praia, integrante do MIM, a temática “Nada sobre nós, sem nós no Marajó” foi proposta por uma pessoa com deficiência e faz alusão aos espaços de debates que devem ser oportunizados para contribuir com o empoderamento e a participação do público-alvo prioritário, que são as PcD e seus familiares.

Para a professora Ana Maria Smith Santos, coordenadora de Extensão do Campus de Breves, a proposta do evento assume um caráter de contribuição com a inclusão da região, uma vez que existem municípios que não possuem professores com a capacitação devida para o atendimento de pessoas com deficiência. “Este evento se consolida com o objetivo de debater e trazer informações para todos os municípios, por meio de seus representantes ou das pessoas com deficiência, a fim de que estes possam acessar com maior facilidade as políticas de atendimento em nível do Marajó”, afirma.

Por esta razão, espera-se que esta terceira edição do evento tenha um melhor alcance entre os municípios do Marajó, com o envolvimento de pessoas capazes de refletir, identificar problemáticas da realidade marajoara e concentrar esforços para o mapeamento, por meio de carta, da situação das PcD, com o apoio da comunidade da ilha e das autoridades competentes.

Inscrições - Para participar, os interessados devem se dirigir a um dos três locais de inscrições presenciais, todos no município de Breves, onde farão o preenchimento do formulário de inscrição. Também é possível solicitar a inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O prazo se encerra no dia 19 de agosto.

III Seminário de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Marajó
Data: 23 e 24 de agosto
Local: Campus de Breves da UFPA
Inscrições: até o dia 19 de agosto. São gratuitas, feitas presencialmente ou via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Locais das inscrições: Coordenadoria de Extensão (Coex/UFPA);Lanchonete Margô, na entrada do Campus de Breves; Centro Hallef.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação