Universitec oferta cursos de formação em Assistência técnica e extensão rural na cultura do cacau
A Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) abriu vagas para os cursos de formação, capacitação e qualificação de técnicos especialistas em Assistência técnica e extensão rural (ATER), no âmbito da cultura do cacau, no Polo Transamazônica – Rota do Cacau. Também está sendo feita a seleção para instrutores. As inscrições serão realizadas até o dia 15 deste mês.
Os interessados devem acessar a área de cursos de qualificação no site da Fadesp para obter o formulário, que deverá se entregue com a documentação exigida no edital. Exceto a formação superior em Agronomia ou em Engenharia Florestal ou técnica em Sistemas Agrícolas ou Agropecuários, as demais exigências são diferentes para os cargos de instrutor e de técnico.
Os requisitos para instrutor são: atuação, há pelo menos dois anos, nos municípios de Pacajá, Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Novo Repartimento e Rurópolis, na cadeia da cacauicultura, e disponibilidade para atuar no município de Uruará, entre 15/09 e 30/09 e 15/10 e 30/10, períodos em que as capacitações do projeto estão programadas para ocorrer.
Para fazer o curso técnico, é preciso ser profissional vinculado ao Serviço Público ou a cooperativas de produtores de cacau ou a empresas de cultivo de cacau estabelecidas em municípios do Polo Transamazônica da Rota do Cacau e estar atuando, há pelo menos dois anos, nos municípios de Pacajá, Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Novo Repartimento e Rurópolis, na cadeia da cacauicultura, como prestador de serviço de assistência técnica e extensão rural.
Os participantes do curso técnico também precisam de termo de dispensa do trabalho para afastamento das atividades laborais no período das capacitações. A carga horária é de 160 horas. Entre os temas a serem abordados estão: a “Importância Econômica e Socioambiental das Regiões Produtoras” e o “Aproveitamento de Subprodutos da Cacauicultura”.
Texto: Assessoria Fadesp
Arte: Divulgação
Redes Sociais