Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o PSE destinado a indígenas e quilombolas

Inscrições abertas para o PSE destinado a indígenas e quilombolas

• Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 14h29

PSE indígena e quilombola

Encontram-se abertas as inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE/2020-1) da Universidade Federal do Pará (UFPA), destinado à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas. Trata-se de vagas extras para candidatos dessas representações que se encontram em condição de vulnerabilidade econômica e que não tenham sido admitidos anteriormente em curso superior. As inscrições podem ser realizadas até 30 de agosto e devem ser feitas aqui.

A seleção especial para ingresso de indígenas e quilombolas na UFPA disponibiliza quatro vagas em cada curso de graduação oferecido pela Instituição, sendo duas para indígenas e duas para quilombolas. Os candidatos podem optar por uma segunda opção de curso e há ainda a possibilidade de aproveitamento de vagas não preenchidas — por exemplo, vagas destinadas a candidatos quilombolas que não forem preenchidas serão destinadas aos candidatos indígenas e vice‐versa.

“Trata-se da continuidade, por parte da atual gestão da UFPA, de importante política de ação afirmativa, que proporciona a inclusão desses cidadãos, minorias historicamente discriminadas, como estudantes de Instituição Pública de Ensino Superior”, destaca o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa.

Vale ressaltar que o processo vem se aprimorando ao longo dos anos, com a realização prévia de reuniões e seminários que contam com a participação de movimentos de estudantes indígenas e quilombolas da própria Instituição, e de lideranças sociais. Mais recentemente, essa interação com os interessados tem estado a cargo da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS) da UFPA, ligada ao gabinete do reitor.

Para participar do PSE, todos os candidatos devem comprovar pertencimento étnico à condição de indígena ou quilombola, morando ou não em comunidades tradicionais ou quilombos. As declarações de pertencimento devem conter informações sobre vínculo de pertencimento, atuação e residência do candidato na comunidade e ser emitidas e assinadas por três lideranças de cada representação.

Inscrições – As inscrições devem ser realizadas no site do CEPS, até às 17 horas do dia 30 de agosto. Os candidatos devem realizar seu cadastro no site e selecionar até duas opções de curso, de acordo com anexo do edital. Caso não seja aprovado na primeira opção, o candidato concorrerá às vagas na segunda opção de curso.

Todos os candidatos devem gerar e imprimir o boleto de cobrança, que virá sem valor de pagamento, e será utilizado como comprovação de inscrição. O boleto e a Declaração de Pertencimento devem ser entregues no CEPS, em Belém, ou nas Secretarias dos campi universitários de Abaetetuba, Altamira, Cametá, Castanhal ou Soure, até o dia 2 de setembro. Os documentos também podem ser enviados para o seguinte endereço: CEPS – Centro de Processos Seletivos, Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, Rua Augusto Corrêa, nº 1 – Guamá, CEP 66075-110, Belém/PA.

No que representa a etapa essencial do processo, a documentação apresentada pelo candidato será́ analisada por uma comissão especial, composta por representantes de lideranças indígenas e quilombolas e docentes da UFPA, designada pela PROEG, que procederá à homologação ou não da inscrição no certame. A publicação das homologações será realizada até o dia 9 de outubro, após análise de documentos.

Os candidatos homologados poderão gerar o Cartão de Inscrição, também no site do CEPS, até o dia 5 de novembro. O cartão deve ser impresso e assinado do mesmo modo como está assinado no RG do candidato e deve ser apresentado em todas as etapas do PSE.

Prova – As etapas do PSE/2020-1 compreendem a prova de redação em língua portuguesa e entrevista, que serão realizadas, para candidatos quilombolas, em Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá, Castanhal e Soure, enquanto as provas para indígenas acontecerão somente nas cidades de Altamira e Belém.

A prova de redação e língua portuguesa será realizada em 17 de novembro e valerá 10 pontos. Trata-se da produção de texto, de até 30 linhas, em que serão avaliados a fidelidade ao tema e a capacidade de comunicação.

Entrevista -  A segunda fase do processo, que será realizado entre os dias 10 e 13 de dezembro, consistirá em entrevista, feita por pelo menos por dois professores da UFPA, que constituirão as Comissões Avaliadoras, e serão realizadas nos mesmos campi das provas de redação. Serão chamados para entrevista somente os candidatos aprovados na prova de redação.

Mais informações no edital.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: MKT/Ascom