Página inicial > Ultimas Notícias > Semana de abertura do 2º semestre do PPG em Comunicação terá programação especial

• Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 15h46

PPGCom 2 semestre 2019

A semana de abertura do segundo semestre do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) terá uma programação especial, que será realizada de 27 a 30 deste mês no auditório do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

Na manhã da terça, dia 27/08, a programação começará com o acolhimento dos estudantes feito pela representação discente. Será um momento de diálogos, escutas e trocas. À tarde, será realizada a Aula Magna "El lugar del autor y el lugar del Seminario, Diálogos entre De Certeau, Barthes y Foucault, proferida pela Profª PhD Carmen Rico de Sotelo, da Université du Québec à Montréal - UQAM. Essa atividade também se constitui uma espécie de pré-abertura do III Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA), que será realizado de 20 a 22 de novembro na UFPA.

A pesquisadora Carmen Rico de Sotelo está vindo ao PPGCOM em missão acadêmica por meio do Programa de Apoio à Cooperação Interinstitucional (PACI), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER), cujo objetivo é promover a parceria entre pesquisadores da UFPA e de instituições de ensino estrangeiras, fortalecendo seus grupos de pesquisa. A professora veio a convite do Prof. Dr. Fábio Castro, docente do Programa, e participará também de reuniões de trabalho visando a construção de um projeto de pesquisa coletivo entre a UFPA e a UQAM, fortalecendo os esforços do PPGCOM em prol da internacionalização.

Ainda durante a programação de abertura do semestre, a professora Carmen Rico terá outro momento com os discentes e docentes do PPGCOM: a Roda de Conversa "Trocas acadêmicas internacionais: experiências e circuitos para o aluno de pós-graduação", que acontece na tarde da 4ª-feira, dia 28/08.

Além disso, o semestre começa no PPGCOM com muitas outras atividades, como os minicursos: "Redação Científica e o trabalho de citação", com o Prof. Dr. Rodrigo Barata, bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao PPGCOM/UFPA, na 4ª-feira, dia 28/08, pela manhã; "Revisão Bibliográfica", com a doutoranda Camila Simões (PPGCOM/UFPA), na 6ª-feira, dia 30/08, pela manhã; e "Utilizando o Zotero: organização e manejo de referências bibliográficas", com a Profª Drª Janine Bargas (Unifesspa) na  tarde de  6ª-feira, dia 30/08.

Antes, na tarde da 5ª-feira, dia 29/08, a  professora Janine Bargas (Unifesspa) também participará do Bate-papo: "Pesquisas em Comunicação e métodos digitais", ao lado do doutorando Tarcízio Macedo (UFRGS), que fez mestrado no PPGCOM-UFPA e, mesmo como egresso, participa das atividades de grupos de pesquisa no Programa. E para completar essa rica programação, na manhã da 5ª-feira, dia 29/08, haverá a Roda de Conversas sobre Epistemologias do Sul-Global, com a Prof. Dra. Rosane Steinbrenner (PPGCOM/UFPA) e o Prof. Dr. Rodrigo Peixoto (PPGSA/UFPA).

Mais informações na página do PPGCOM.

Texto e arte: Divulgação PPGCom