Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Emaús lançam campanha solidária

UFPA e Emaús lançam campanha solidária

• Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 14h07

CAPA Emaús Foto Alexandre Moraes 4

Lançada, na última sexta-feira, dia 23, a campanha solidária realizada em parceria entre a Universidade Federal do Pará e o Movimento República de Emaús, a qual visa mobilizar a comunidade acadêmica a abraçar a causa em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes no Pará. A programação ocorreu no Espaço Recreativo e Cultural do Vadião, no Campus Guamá.

373x212 Emaús Foto Alexandre Moraes 2Na mesa de abertura, o reitor Emmanuel Tourinho; a coordenadora Geral do Emaús, Inácia Vinhote; e o fundador do Movimento, Padre Bruno Sechi, ressaltaram o sentido da parceria e a importância desta ação para o futuro de crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no Estado.

Com o tema “UFPA e Emaús: por uma solidariedade que transforma”, a campanha segue durante a semana no campus, em busca de novos apoiadores. Em seu pronunciamento, o reitor da UFPA fez o convite à comunidade universitária para que esta se associe ao Programa Sócio Solidário do Emaús. Ao final, fez a entrega da lista com as primeiras adesões de servidores da UFPA à campanha.

373x212 Emaús Foto Alexandre Moraes 6“A adesão ao Programa é importante porque fortalece o trabalho do Emaús e, ao mesmo tempo, nos permite acompanhar, de um modo mais próximo, aquilo que é realizado pelo Movimento. O propósito desta campanha não é só contribuir financeiramente, mas tornar-se parceiro, ser mais sensível à causa dos direitos de crianças e adolescentes, às ações que são desenvolvidas e que são tão fundamentais para o futuro de nossos jovens”, destacou Emmanuel Tourinho.

O Programa Sócio Solidário visa à criação de um fundo próprio, destinado ao financiamento de projetos do Emaús. A coordenadora geral, Inácia Vinhote, enfatizou a importância dos apoiadores para o trabalho do Movimento, que completará 50 anos de história no próximo ano. “Nós não podemos ter sócios apenas para contribuir financeiramente. Nós queremos, de fato, ter parceiros e parceiras na luta em defesa da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.”

373x212 Emaús Foto Alexandre Moraes 7O Emaús atende hoje cerca de 600 crianças e adolescentes por meio dos projetos sociais, mantidos por apoiadores que contribuem com suas habilidades, conhecimentos e financeiramente. São desenvolvidas atividades educativas e recreativas que estimulam o aprendizado e promovem a socialização por meio da música, da dança, da capoeira e do esporte.

Outra frente de trabalho do Movimento de Emaús é formada pelo Programa de Enfrentamento à Violência Institucional e pelo Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, ambos desenvolvidos no Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECA/Emaús, por meio de convênios firmados com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH.

Para a professora da UFPA Ana Tancredi, que participa da coordenação do evento, “esta é uma oportunidade para a comunidade universitária conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Movimento de Emaús, que é, sobretudo, de luta pelos direitos das crianças e adolescentes, especialmente daqueles que estão marginalizados e que quase não têm perspectiva de um futuro melhor.”

373x212 Emaús Foto Alexandre Moraes 9O Padre Bruno Secci, fundador do Emaús, afirmou que, embora o País passe por momentos difíceis, com a ameaça de perda de direitos, é preciso ter esperança e unir forças. “É o momento de fortalecermos o nosso compromisso com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Vivemos momento difíceis, com perspectivas até sombrias sobre os direitos tão duramente conquistados ao longo das últimas décadas. Portanto essa parceria com a UFPA se reveste da maior importância para esse fortalecimento.”

Sócio Solidário – Para participar do Programa Sócio Solidário, pessoas físicas e jurídicas podem associar-se e contribuir via depósito bancário ou débito automático. Basta entrar em contato com o Emaús pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (91) 3285-7693 / 98382-3114/ 98938-3797 (WhatsApp).

373x212 Emaús Foto Alexandre Moraes 5Ao longo das próximas semanas, um estande do Movimento de Emaús funcionará no hall do Prédio da Reitoria para receber novos sócios solidários. Os interessados em associar-se precisam apenas comparecer ao estande e preencher um formulário.

Para aqueles que doarem de R$ 25 (vinte e cinco reais) a R$ 50 (cinquenta reais) é enviado um informe anual com as atividades desenvolvidas, além do relatório anual de prestações de contas, e o doador ainda é presenteado com um broche de sócio.

Para aqueles que contribuírem com mais de R$50 (cinquenta reais), além das vantagens oferecidas aos demais colaboradores, o sócio solidário também terá direito à participação na Assembleia anual da entidade.

Entidades parceiras – Além dos programas de Sócio Solidário voltados para as pessoas físicas, o Emaús também realiza parcerias e convênios com órgãos públicos, empresas privadas e do terceiro setor. A UFPA, por exemplo, desde 2018, mantém dez programas de extensão que funcionam em parceria com o Movimento. Os programas auxiliam em diversas áreas, como arte, educação, meio ambiente, saúde e tecnologia.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes