Página inicial > Ultimas Notícias > Paes Loureiro e Zélia Amador dividem experiências no 1º encontro literário da Feira Pan-Amazônica do Livro

• Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 15h14

Feira do Livro 2019 Bruno CecimAgênciaPará

No primeiro encontro literário da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizado no domingo, 25, no Hangar - Centro de Convenções, os homenageados do evento, João de Jesus Paes Loureiro e Zélia Amador, dividiram suas experiências em um bate-papo descontraído com o público. A arena Multivozes ficou lotada por estudantes, professores, escritores e pesquisadores, que foram conhecer um pouco mais da vida e da obra dos paraenses.

Durante o bate-papo, intermediado pelo escritor paraense Paulo Maués Corrêa, Paes Loureiro e Zélia Amador responderam aos questionamentos do público, falaram sobre suas obras e pesquisas na Universidade Federal do Pará, além de destacarem a importância da leitura. "Fico muito feliz com essa homenagem e essa escolha, principalmente neste momento em que a feira assume uma dimensão de valorização da cultura local e das multivozes. Até já escrevi um ensaio sobre a importância dessas multivozes e estou contente em participar dela”, disse o professor e escritor Paes Loureiro.

Zélia Amador também destacou a relevância do encontro literário como forma de aproximar público e escritor. “É um momento muito importante porque recebemos o retorno dos leitores que apreciam as nossas obras, um verdadeiro intercâmbio de conhecimento”, disse a homenageada, que fez questão de lembrar outra novidade do evento. “A feira se amplia para um público que não se enxergava e esse público está aqui, hoje. Então esperamos que, de fato, a feira alcance essas multivozes”, completou.

Estudante do Ensino Médio em uma escola pública de Belém, Flávia Silva, de 16 anos, participou do encontro acompanhada pela mãe. Os olhos dela brilharam quando os escritores homenageados falaram sobre preconceito e igualdade racial. "Não conhecia os dois, mas tive uma curiosidade em saber quem são, principalmente porque eu quero cursar Direito na universidade e foi bom entender que somos todos iguais", disse ela.

Logo após o encontro, Zélia Amador lançou o livro Ananse Tecendo Teias na Diáspora: uma narrativa de resistência e luta das herdeiras e dos herdeiros e Ananse, e João de Jesus Paes Loureiro também lançou a obra Cultura Amazônica hoje: uma poética do imaginário revisitada. Ambos realizaram uma sessão de autógrafos das obras na Feira do Livro.

João de Jesus Paes Loureiro - Poeta, escritor e professor universitário, João de Jesus Paes Loureiro ministra aulas de Filosofia da Arte, Poética e Cultura Amazônica na Universidade Federal do Pará (UFPA). Já foi secretário da Cultura, de Educação, de Belém e do Pará, superintendente da Fundação Cultural do Pará e presidente do Instituto de Artes do Pará. Estreou literariamente aos 11 anos, quando teve seu primeiro poema premiado e publicado nacionalmente.

Recebeu pela Associação de Críticos de Arte de São Paulo prêmio nacional de poesia com o livro Altar em Chamas. Também foi finalista do Prêmio Jabuti com o livro Romance das Três Flautas. Tem livros traduzidos para o japonês, o alemão, o francês e o italiano e publicou livros em Portugal. É mestre em Teoria Literária e Semiologia pela PUC de Campinas e doutor em Sociologia da Cultura pela Sorbonne.

Zélia Amador - Professora da Universidade Federal do Pará desde 1978, Zélia Amador ministra, além de outras disciplinas, História da Arte, História e Teoria do Teatro e Estética. Ela é atriz e diretora de teatro, além de pesquisadora e referência no ativismo do Movimento Negro. Sua fala toca em pontos como a existência do racismo na sociedade e as formas de diálogo para combatê-lo.

Zélia foi cofundadora do Centro de Estudo e Defesa do Negro no Pará (Cedenpa). Em 2001, integrou a comissão brasileira na 3ª Conferência contra o racismo da Organização das Nações Unidas (ONU), na África do Sul. Na UFPA, foi vice-reitora, cofundadora do Grupo de Estudos Afro-Amazônicos e coordenadora da Assessoria da Diversidade e Inclusão.

23ª Feira Pan-Amazônica – Durante a Feira do Livro, os visitantes também terão a oportunidade de visitar o estande da Editora da UFPA (ed.ufpa) e conhecer suas publicações e títulos de editoras parceiras. O estande estará aberto para visitas até o dia 1º de setembro, das 10h às 22h.

Texto: Agência Pará com modificações da Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Bruno Cecim (Agência Pará)