Página inicial > Ultimas Notícias > Prorrogado período de inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 15h12

Exame Acesso 2019 cartaz v2

Foi prorrogado o período de inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). O exame visa disponibilizar vagas para o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Instituições de Nível Superior do Brasil. As inscrições serão aceitas até 17h do dia 6 de setembro, no site do PROFBIO.

Coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o objetivo do PROFBIO é qualificar professores de Biologia ao título de Mestre. Ao todo, serão ofertadas 500 vagas, sendo 25 destinadas à Universidade Federal do Pará, que, na Região Norte, é a instituição associada que realizará o curso. A prova é voltada a graduados da área de Biologia que exercem a função de professor de Ensino Médio em escolas da rede pública do País.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve possuir diploma de curso superior em áreas voltadas à Biologia, registrado no Ministério da Educação; ser professor de Biologia, em qualquer ano do Ensino Médio em escolas de rede pública, admitido como efetivo ou contratado; exercer a docência no Ensino Médio na rede pública, enquanto cursar o PROFBIO.

O conteúdo programático para o exame seguirá o modelo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e a prova será realizada no dia 29 de setembro de 2019. Em caso de dúvidas, acesse o edital.

Inscrição - As inscrições podem ser feitas até às 17h do dia 6 de setembro, aqui. A taxa de inscrição custa R$ 200,00 (duzentos reais) e o prazo final para o pagamento do boleto é dia 6 de setembro.

Candidatos com deficiência que pretendem solicitar as condições especiais para a realização da prova e candidatos que optarem pelo uso do nome social devem fazer suas respectivas solicitações por meio de requerimento, que deverá ser enviado para a Copeve, via e-mail e Sedex.

O prazo final para envio das solicitações é o dia 6 de setembro. Candidatos que perderem os prazos, estiverem com dados inverídicos ou incompletos não terão a inscrição efetivada.

Sobre o curso – O curso contará com aulas semipresenciais. O candidato classificado irá comparecer, uma vez na semana, em uma Instituição de Ensino Superior integrante da rede nacional do PROFBIO, escolhida previamente no momento da inscrição no exame. O dia da aula presencial é estabelecido pelo regulamento de cada instituição e pode ser consultado no site do programa.

Prorrogação das inscrições para o PROFBIO
Inscrições: até 6 de setembro
Data da prova: dia 29 de setembro de 2019
Taxa de inscrição: R$200,00 (duzentos reais)
Requerimento de Necessidade Especial
Requerimento de uso do Nome Social
Edital completo e Prorrogação
Mais informações no site do programa.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA