Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto realizado no Hospital Universitário Bettina Ferro é discutido no Simpósio de Psicanálise

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 15h32

cuidandodequem

O Projeto “Cuidando de quem cuida”, desenvolvido para o atendimento psicológico dos pais e dos cuidadores do público infantojuvenil em acompanhamento na Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente (Uasca) do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), será um dos temas discutidos nos dias 28 e 29 deste mês, no IV Simpósio de Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP)/UFPA, que será realizado no auditório da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit) e em salas de aula do PPGP.

Baseados no tema central do Simpósio “Psicanálise e política: (dês)caminhos na saúde mental”, na tarde do primeiro dia, as alunas de mestrado Amanda Brasil e Ana Ilki Oliveira e o estudante de graduação Walan Cardoso participarão da mesa de trabalho intitulada “A importância social do trabalho clínico com crianças e pais em instituição pública de saúde”.

Eles farão uma abordagem geral sobre o Projeto “Cuidando de quem cuida”, realizado desde 2015, no HUBFS, vinculado à pesquisa “Psicanálise na interdisciplinaridade: análise das demandas dos profissionais para atuação do psicólogo no tratamento do autismo e das síndromes neurológicas da infância”, coordenado pela professora doutora Roseane Nicolau. As atividades ocorrem às terças-feiras, em grupo com os cuidadores e responsáveis, e atendimento individualizado com as crianças e os adolescentes.

Segundo a professora Roseane Nicolau, o objetivo é inserir a atuação do psicólogo diante das demandas psíquicas que envolvem intervenções no laço pais-crianças e a equipe de profissionais. A proposta é oferecer um espaço de escuta aos pais e aos cuidadores dos pacientes da Uasca, possibilitando a expressão de suas angústias e preocupações, identificar demandas de atendimento psicológico entre os cuidadores e oferecer intervenções mediadas pela palavra e escuta das demandas psíquicas sobre as experiências em torno do laço pais-criança.

IV Simpósio de Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Locais: Capacit e salas do PPGP, localizados no Campus Básico, no Guamá, rua Augusto Corrêa, 01
Programação completa aqui.
Mais informações pelo telefone (91) 3201-7782.

Texto: Edna Nunes – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh