Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove o I Simpósio Internacional de Qualidade no Cuidado Neonatal Norte e Nordeste

• Publicado: Terça, 27 de Agosto de 2019, 15h20

cuidado multidisciplinar neonatal

Entre os dias 20 e 22 de setembro, a Universidade Federal do Pará irá promover o I Simpósio Internacional de Qualidade no Cuidado Neonatal Norte e Nordeste. Organizado pela Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), o evento visa enfatizar a importância da equipe multidisciplinar no cuidado ao recém-nascido normal e de risco.

“Esse evento, por meio da Sopape, vem reforçar o que o nosso curso de Especialização em Neonatologia pela Faculdade de Medicina (Famed) da UFPA trata: a importância do cuidado neonatal multidisciplinar capacitando os profissionais no atendimento ao recém-nascido a termo e o prematuro”, explica a professora Aurimery Chermont.

De acordo com a professora, um dos motivos para Belém ter sido escolhida como cidade sede foi o crescimento da mortalidade infantil no Pará, que, em 2017, registrou 14 mortes a cada mil nascidos, segundo dados do Ministério da Saúde.

“Caso não tenha um bom atendimento na sala de parto, não será possível que o recém-nascido se torne uma criança e adulto saudável. Nesse contexto, visamos também capacitar os profissionais multidisciplinares, como psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiras, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos para o atendimento do recém-nascido, a fim de que ele possa crescer saudável”, afirma.

O simpósio contará com palestrantes do Brasil e do exterior, como Renata Mascaretti, da Universidade de São Paulo (USP); Gabriel Variane, da Santa Casa de São Paulo; Ana e Guilherme Sant’anna, da Universidade McGill, no Canadá.

Além disso, o evento também contará com a presença de Jen Tien Wung, do Columbia Presbiterian Hospital, nos Estados Unidos. Homenageado pela SBP em 2018 pelo ensino, pelas contribuições, pelo comprometimento e pela dedicação ao desenvolvimento da Neonatologia no Brasil, foi o criador do CPAP nasal de bolhas, que favorece a estabilização do bebê prematuro com desconforto respiratório, sem necessidade do uso de ventilador neonatal.

Inscrições – As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto e podem ser feitas aqui. As taxas para ouvintes são: 250 reais para estudantes; 350 reais para médicos sócios da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); 400 reais para médicos não sócios e 450 para equipes multidisciplinares e residentes.

I Simpósio Internacional de Qualidade no Cuidado Neonatal Norte e Nordeste
Data: de 20 a 22 de setembro
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (Campus Básico da UFPA)
Mais informações: site do evento