Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade debate “Territórios e Paisagens: entre desmatamento e serviços ecossistêmicos”

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 15h20

desmatamento

No dia 4 de setembro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) irá promover o workshop internacional “Territórios e Paisagens: entre desmatamento e serviços ecossistêmicos”, no auditório do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), com a presença do professor François Laurent. O workshop será o primeiro produto de um Acordo de Cooperação Internacional estabelecido entre a UFPA e a Universidade de Le Mans, da França.

A UFPA, em seu processo de internacionalização, é a primeira universidade da Região Norte do Brasil a firmar um Acordo de Cooperação Internacional com a Universidade de Le Mans. Para as duas instituições, a cooperação internacional é um eixo estruturante da política de excelência universitária nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão. A parceria objetiva intensificar o intercâmbio de docentes/pesquisadores e de estudantes das duas instituições, bem como facilitar a mobilidade estudantil, os estágios de formação doutoral, pós-doutoral e de cotutela, entre outros.

“O convênio de cooperação técnica e científica com a Le Mans Université amplia a internacionalização do Programa de Pós-graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), favorecendo intercâmbios científicos e mobilidade de docentes e discentes inscritos nas temáticas que envolvem as relações entre atividade agropecuária, meio ambiente e território”, explica o professor Aquiles Simões.

A parceria entre as duas universidades — e tudo o que ela representa em termos da possibilidade de inovação nas pesquisas, na mobilidade, no trato das questões internacionais e no desenvolvimento das redes de pesquisa — ajudará na ampliação da visibilidade e da atratividade das universidades envolvidas, além de contribuir para a formação de um melhor quadro de alunos e de pesquisadores e, consequentemente, a entrega de serviços de excelência para a sociedade. Ela também fortalece o doutorado profissional do NUMA, recém-aprovado pela Capes, que obteve conceito 5 na área interdisciplinar.

Para celebrar o convênio, o Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia, vinculado ao PPGEDAM, sob a coordenação do professor Aquiles Simões, irá realizar o workshop “Territórios e Paisagens: entre desmatamento e serviços ecossistêmicos”. O evento busca possibilitar um espaço de diálogo francoamazônico entre o professor François Laurent, pesquisadores convidados do Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento da Agricultura (CIRAD), docentes e discentes do PPGEDAM e o público interessado.

Sobre o Palestrante - O professor François Laurent possui Graduação em Geologia - université de Lyon 1 (1990), mestrado em Geografia - université de Saint-Etienne (1992) e doutorado em Hidrologia e Hidrogeologia quantitativas - Ecole Nationale Supérieure des Mines de Saint-Etienne (1996) e HDR, Habilitation à Diriger des Recherches (2012).

Atualmente ele é professor de Geografia na Le Mans Université (ex-université du Maine) e presquiador nas áreas de agricultura e meio ambiente na escala de território, gestão integrada dos recursos hídricos e modelização hidrológica na escala de bacias hidrográficas (impactos da agricultura sobre o escoamento e sobre a qualidade).

Serviço;
Workshop “Territórios e Paisagens: entre desmatamento e serviços ecossistêmicos”
Data: 4 de setembro de 2019
Horário: às 8h20
Local: auditório do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA)
Não há necessidade de inscrições.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Prointer
Foto: Reprodução/Google