Página inicial > Ultimas Notícias > TV UFPA mostra na internet o dia a dia da maior universidade da Amazônia

TV UFPA mostra na internet o dia a dia da maior universidade da Amazônia

• Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 15h00

TV UFPA1

Quem nunca se perdeu na UFPA? A maior universidade da Amazônia recebe, todos os dias, mais de 50 mil pessoas e tem mais de 60 mil alunos, além de manter centenas de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão. Um universo inteiro numa só instituição. Há um ano, o dia a dia dessa gigante universitária é mostrado nos vídeos da TV UFPA.

TV UFPA 1Atualmente, o projeto mantém seis programas semanais. Cada um deles se dedica a mostrar, a apresentar e a detalhar a Universidade até para quem não vem aqui todo dia. Mayra Peniche, bolsista do projeto de extensão, garante que também é expectadora da nova TV universitária. “Eu aprendi coisas que nem imaginava. Conheci pessoas, relíquias da Universidade e também um pouco da realidade de outros cursos, do dia a dia deles, que é muito diferente do meu curso, por exemplo”, conta a estudante de Jornalismo.

A TV UFPA divulga vídeos por meio do Twitter, do Instagram e do Facebook oficiais da Instituição, mas todos os 195 (e contando...) vídeos produzidos até hoje estão concentrados no canal do YouTube, plataforma da web Tv universitária no endereço www.youtube.com/tvufpa.

TV UFPA 3Quem assina o canal tem sempre acesso imediato aos novos conteúdos. Hoje são mais de dois mil assinantes, e 55 k de visualizações apenas no Youtube. “Se somar todas as plataformas, já passamos de 100 mil visualizações, e isso significa muito por todos e cada um que pudemos ajudar e alcançar divulgando informações sobre a UFPA.” É o que garante a jornalista Glauce Monteiro, coordenadora da iniciativa.

A jornalista explica que, a cada dia da semana, o programa publicado foca em um aspecto da Instituição. “Ora temos o diário de viagens, ora o programa que mostra cada curso da UFPA para os candidatos do vestibular, ora detalhes sobre como as coisas funcionam por aqui e ainda traz informações sobre patrimônios que são verdadeiros tesouros pelos quais passamos todos os dias sem reconhecer.”

ESSA ACONTECEAlém disso, anuncia a jornalista, há programas específicos com a agenda de eventos da semana e ainda produções que falam das pesquisas e dos serviços que a UFPA oferece e mantém. “E temos ainda outros projetos em fase de produção.”

Marco Valino é estudante de Engenharia de Computação da UFPA. Ele assiste aos programas e diz que compartilha o conteúdo sempre que pode. “Tem coisas que eu já sabia porque já estou um tempo por aqui, mas, para quem é calouro, é muito bom.”

“Se alguém quer saber de algo, por exemplo, sobre como funciona o wifi, tem um programa pra isso. Minha namorada, por exemplo, não sabia que podia usar o wifi com a conta institucional dela. Já falei com os meus amigos sobre a programação e, de vez em quando, eu divulgo o que eles fazem.”

Programação da TV UFPA
www.youtube.com/tvufpa