Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança e instituição francesa promovem espetáculos musicais neste fim de semana

• Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 15h02

CAPA image2 ETDUFPA

A Escola de Teatro e Dança, por meio do projeto de intercâmbio internacional entre as Escolas de Artes do Brasil (Escola de Teatro e Dança da UFPA – ETDUFPA) e da França (École Municipale de Musique et Danse - EMMD da cidade de REZÈ ), realizará dois espetáculos musicais neste fim de semana: O Sorriso do Gato de Alice e Samaúma. A entrada é franca.

Apresentações - No sábado, dia 31 de agosto, às 16h, no Polo Joalheiro ou Espaço São José Liberto, ocorrerá a apresentação do musical: O Sorriso do Gato de Alicecom os alunos do Curso Básico de Balé (crianças de 7 a 10 anos). Logo em seguida, será a vez do espetáculo musical Samaúmacom alunos dos cursos técnicos de Teatro e de Dança da ETDUFPA. Já no dia 1º de setembro, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, serão apresentados os mesmos espetáculos, na mesma sequência, a partir das 19h. Ambos foram coordenados pelo professor Josias Torres Galindo.

image3 ETDUFPAAmor e cuidado - O espetáculo Samaúma evoca o amor e o cuidado que devemos ter em relação a tudo que nos envolve. “Samaúma é fragilidade e força, é o ar que respiramos, são os elementos da natureza e tudo que nos propõe vida, a importância do momento presente, do agora. É viver este instante. É o êxtase de podermos ver a grandeza da natureza e seus encantos.  Traduz o tempo que passa e que não podemos resgatá-lo, que não podemos mudá-lo. Relata a vida, efêmera, corrida, urgente.  São traços, vestígios de vida que deixamos inscritos e intactos neste lugar único e frágil: nossa pequena ilha, perdida, à deriva neste imenso universo”, comentou Josias Galindo.

Intercâmbio - O objetivo central deste intercâmbio é de estreitar as relações artísticas entre as Escolas de Artes do Brasil e da Europa, abrindo espaços para um trabalho colaborativo com a dança, o teatro, o figurino, a música e a cenografia, ampliando, assim, a formação dos artistas das escolas que participam desse momento importante para a consolidação das artes na formação do ser humano, dentro das universidades.

Ainda em prosseguimento ao intercâmbio, o professor e coordenador de Dança da EMMD-França, Josias Torres Galindo, chegou a Belém no dia 19 de agosto para ministrar aulas para os alunos do Curso Básico de Balé (crianças de 7 a 10 anos) e para alunos dos cursos técnicos de Teatro e de Dança, da ETDUFPA, que resultou na montagem desses dois trabalhos que serão apresentados gratuitamente como resultado.

image1 ETDUFPAHistórico do intercâmbio - No período de 7 a 13 de abril de 2018, iniciou-se a primeira experiência para a realização do Intercâmbio Cultural, com espetáculo Primavera da Dança, na cidade de Rezé. Viajaram para França o professor Jaime Augusto Duarte Amaral, a professora Ana Cristina Freire Cardoso, coordenadora do curso técnico em Dança Clássica da ETDUFPA, e o aluno Moisés Pinto Nascimento, do curso técnico em Dança/Dança Clássica, para efetivar o intercâmbio cultural entre as escolas do Pará e da França.

No período de 19 a 2 de setembro de 2018, o professor Josias Galindo, coordenador de Dança da École Municipale de Musique et Danse de Rezé, veio a Belém e ministrou oficinas de Dança contemporânea para alunos matriculados na UFPA, das áreas de música, teatro e dança, montando e apresentando resultado prático das oficinas em forma de espetáculo, com músicas populares brasileiras, intitulado MPB (Movimento Participativo Bilateral), o qual foi apresentado ao grande público nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2018, no Teatro Universitário Cláudio Barradas(TUCB).

A partir desses encontros e intercâmbio cultural entre diretores, coordenadores, professores e alunos da Escola de Teatro e Dança da UFPA e da École Municipale de Musique et Danse de Rezé, as escolas firmaram a cooperação entre as instituições, o Colegiado de dança, o Conselho da ETDUFPA e a Congregação do Instituto de Ciências da Artes (ICA), além do apoio do reitor Emanuel Zagury Tourinho, da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e da Pró-Reitoria de Administração (Proad) para que todos os anos este intercâmbio cultural se realize para o engrandecimento da formação, capacitação dos artistas e mestres de Dança.

Espetáculos “O Sorriso do Gato de Alice” e “Samaúma”
Datas/Locais:
>> Sábado, 31 de agosto, às 16h, Espaço São José Liberto
>> Domingo, 1º de setembro, às 19h, Teatro Universitário Cláudio Barradas

Texto: Ana Maria Castro - Assessora de Comunicação e Imprensa da ETDUFPA/ICA/UFPA
Fotos: Marivaldo Pascoal