Página inicial > Ultimas Notícias > Submissão de trabalhos para o Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia vai até 8 de setembro

• Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 15h01

EPCA2019

Constituir um espaço de diálogo, de divulgação da produção científica em Comunicação, que favoreça o protagonismo discente neste campo são os objetivos principais do Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia (EPCA), que será realizado de 20 a 22 de novembro de 2019. Em sua terceira edição, o evento terá como tema “Comunicação e resistências: ameaças à democracia, lutas por reconhecimento e políticas do cotidiano”. As inscrições para submissão de trabalhos ainda estão abertas e podem ser feitas até o dia 8 de setembro.

A temática deste ano busca evidenciar a necessidade de um posicionamento político da ciência ao atual cenário político brasileiro e abre espaço para críticas e reflexões em torno do caráter central da Comunicação nas relações sociais, bem como sua relevância nos processos de emancipação, nas relações de poder, de dominação e nas práticas de resistência contemporâneas.

Além disso, as discussões propostas pelo evento pretendem demarcar a peculiaridade da produção de conhecimento na Amazônia, trazendo à tona agentes e grupos da região que, em suas diversas formas de atuação na sociedade, ajudam a construir alternativas para enfrentar e superar o atual projeto de poder e suas repercussões sobre os territórios, as sociedades e os modos de vida da região.

Entre as presenças já confirmadas estão: Muniz Sodré, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das principais referências no debate sobre o fenômeno da midiatização; e Cicília Peruzzo, professora da Universidade Anhembi/Morumbi e figura de destaque nos estudos sobre comunicação comunitária e movimentos sociais.

Submissão de trabalho - Graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores em Comunicação ou em áreas afins podem submeter trabalhos. Cada artigo pode ter, no máximo, cinco autores, e entre eles ao menos um deve ter concluído uma especialização lato sensu e/ou estar cursando, ou ter concluído, um curso de pós-graduação stricto sensu. Os trabalhos devem ser estruturados em formato de artigo científico completo.

Como forma de fortalecer o caráter de um evento de referência em Comunicação na Pan-Amazônia, também serão aceitos trabalhos escritos em espanhol, mas, nos casos de trabalho em língua estrangeira, deve ser acrescentado um resumo em língua portuguesa.

Ao inscrever o artigo, os participantes devem optar por um dos oito Grupos de Trabalho: Comunicação e Processos Socioculturais; Comunicação e Política; Comunicação, Gênero e Sexualidades Plurais; Comunicação, Etnicidades e Cidadania; Comunicação e Narrativas Contemporâneas; Comunicação, Consumo e Tendências; Comunicação e Imagem e Jornalismo e Tecnologias Digitais.Todas as normas de submissão podem ser conferidas no edital.

Sobre o EPCA - O Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia surgiu em 2017, por iniciativa de discentes dos Programas de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom-UFPA) e Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC-Unama). Desde a primeira edição, o evento tem privilegiado temáticas que buscam ampliar os horizontes das discussões teórico-científicas em Comunicação, bem como evidenciam um posicionamento político da ciência na Amazônia diante do avanço de uma agenda que ataca a liberdade, a democracia e o conhecimento.

A realização do EPCA também vem ao encontro de um cenário de ampliação e fortalecimento da pesquisa em Comunicação na Amazônia. Atualmente, são sete programas de pós-graduação na região, situados nos Estados do Pará - onde há cursos de mestrado e doutorado na área -, Amazonas, Tocantins, Mato Grosso, Maranhão e Roraima.

Nesse contexto, o EPCA torna-se um espaço privilegiado para promover a circulação da produção de conhecimento e mostra a vitalidade da área na região. Nas duas edições anteriores, foram apresentados 143 trabalhos, produzidos tanto por alunos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu quanto por estudantes de graduação.

Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia
Data: de 20 a 22 de novembro de 2019
Submissões: até 8 de setembro
Edital para submissão de trabalhos
Mais informações no site e nas páginas do evento no instagram e no facebook.

Texto e arte: Divulgação