Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Xirê da Leitura destaca poesia de mulheres negras em sarau
Início do conteúdo da página

Projeto Xirê da Leitura destaca poesia de mulheres negras em sarau

  • Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 15h37

Projeto Xirê2

O Projeto de extensão da UFPA “Xirê da Leitura: Mulheres Negras Grafando Memórias em Letras de Poesia” irá realizar o 3º Xirê Literário no dia 13 de setembro, das 19h às 21h, na Livraria Ifá – Casa do Saber. Durante o evento, serão apresentados os livros Receita Para Podar Felicidade, de Maíra Zenun (Brasil), e A Respiração dos Dias, de Goretti Pina (São Tomé e Príncipe). Os poemas serão declamados pela professora da UFPA Luzia Gomes Ferreira e pela cientista social Ivonete Pinheiro.

O Projeto Xirê de Leitura objetiva compartilhar poesias escritas por mulheres negras brasileiras e estrangeiras, fomentando, assim, um espaço de fala e escuta com protagonismo artístico negro. Para isso, são realizados Saraus Literários mensalmente, nos quais são lidas autoras como Cidinha da Silva, Roberta Tavares, May Ayim, Odete Semedo, Elisa Lucinda, Angèle Bassolé Ouédraogo, Noémia de Sousa, Tatiana Nascimento, Cristiane Sobral, luZgomeS, entre outras.

Como a literatura é um campo marcado pela ausência de escritas poéticas de mulheres negras e estruturado pelo viés racista e sexista, o Projeto Xirê da Leitura pretende ampliar o contato de poesias escritas por mulheres negras, enfatizando que as vertentes literárias, modos de escrita e abordagens são plurais e um patrimônio do nosso tempo. O programa adota os princípios do Xirê, no qual as palavras se movimentam em círculo, com toda a sua sonoridade.

Após as declamações das poesias pelas participantes, outra atividade a ser realizada é a participação de pessoas que desejam recitar poesias de outras mulheres ou de autoria própria. A intenção é fomentar um espaço de escuta da poesia, de criação das memórias poéticas e de troca de afetos entre públicos acadêmicos e não acadêmicos.

Serviço:
Xirê da Leitura: Mulheres Negras Grafando Memórias em Letras de Poesia
Data: 13 de setembro de 2019
Local: Livraria Ifá: A Casa do Saber, localizada no Bairro Marco, no endereço Rua Barão de Triunfo nº 3174, entre Almirante Barroso e 25 de Setembro.
Hora: das 19h até 21h
Não é necessária a inscrição prévia.

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página