Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares passa a integrar rede de cooperação internacional da França

• Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 13h28

27.08.2019 Cooperação Brasil Argentina França Fotos Lucas Brito 13

Por meio do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), a Universidade Federal do Pará (UFPA) agora integra oficialmente a AgriteRRIs, rede de cooperação internacional do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), da França. A rede reúne pesquisadores de dez instituições de ensino e pesquisa da França, da Argentina e do Brasil, com o objetivo de facilitar a mobilidade de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e pesquisadores das áreas de Meio Ambiente, Agricultura e Alimentação, para produzir mais conhecimento e desenvolver estudos nessas áreas.

373x212 27.08.2019 Cooperação Brasil Argentina França Fotos Lucas Brito 7Para oficializar a entrada da UFPA na rede de pesquisa, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, recebeu o professor e pesquisador francês Christophe Albaladejo, representando todos os sócios integrantes da cooperação. A reunião contou com as presenças da pró-reitora de Relações Internacionais, Marília Ferreira; dos professores do INEAF Flávio Barros, Paulo Martins e William Assis, além da aluna de Engenharia Florestal da Universidade de La Plata (Argentina) Camila Mateo, que está fazendo intercâmbio na UFPA.

Para o reitor do UFPA, esta nova parceria veio em um momento de fortalecimento da pesquisa na Instituição, que segue colecionando bons resultados, apesar das dificuldades impostas pelo cenário de crise atual. “Esperamos que esta cooperação prossiga com frutos cada vez mais significativos. É bom saber também que poderemos seguir com este intercâmbio de alunos. Isso mostra que a Universidade se mantém ativa e com alta capacidade de gerar bons resultados”, pontuou.

373x212 27.08.2019 Cooperação Brasil Argentina França Fotos Lucas Brito 6Ao entregar ao reitor da UFPA o termo assinado pelos membros da Cooperação Internacional, Christophe Albaladejo se mostrou satisfeito em perceber que a comunidade científica se mantém unida no País, além de ter ressaltado a importância de realizar esses estudos de temáticas de problemas que são mundiais e contínuos. “Estive aqui em 95, como professor visitante, e ainda não tínhamos conseguido estabelecer esta cooperação internacional. Hoje somos dez sócios e integramos a primeira Rede de Cooperação Internacional da INRA. É um prazer podermos estar juntos em uma frente desta natureza, que envolve Agricultura, Meio Ambiente e Alimentação”.

Durante a sua passagem por Belém para oficializar a participação da UFPA na Agriterris, o professor e representante do INRA, Christophe Albaladejo, também participou de trabalhos de campo e acompanhou algumas pesquisas que estão sendo realizadas atualmente no INEAF.

373x212 27.08.2019 Cooperação Brasil Argentina França Fotos Lucas Brito 22Sobre a Rede de Pesquisa - A AgriteRRIs nasceu em 2007, com poucos participantes e, com o passar dos anos, desenvolveu-se em uma Rede de Pesquisa Internacional (2RI).  Ela é aberta para entrada de novos participantes, porém, para que seja realizado um acordo entre instituições, é necessário que o interessado passe por uma avaliação das equipes que integram a Rede nos três países: França, Argentina e Brasil. Até o momento, a UFPA é a única instituição brasileira que integra a rede de pesquisa, embora a AgriteRRIs conte também com a participação de pesquisadores brasileiros de diferentes representações de forma individual.

“Esta é uma rede muito produtiva, muito empenhada e muito articulada em diferentes temas do campo de desenvolvimento, território e de agricultura familiar.  A expectativa é que esta cooperação possa fortalecer a internacionalização do nosso instituto, do nosso Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, que recentemente aprovou o doutorado, e também fortalecer o nosso curso de Graduação em Bacharelado em Desenvolvimento Rural para que a gente possa, mais à frente, privilegiar o intercâmbio de estudantes de graduação”, ressaltou o professor Flavio Barros, diretor do INEAF.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Lucas Brito