Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Música da UFPA promove a IV Mostra de Violoncelos do Pará

Escola de Música da UFPA promove a IV Mostra de Violoncelos do Pará

• Publicado: Segunda, 02 de Setembro de 2019, 15h25

IV Mostra de Violoncelos2019

A partir de hoje, os amantes de música clássica, especialmente do instrumento violoncelo, poderão prestigiar um evento especial, promovido pela Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e Pró-reitoria de Extensão (Proex), com apoio da Fundação Carlos Gomes, Conservatório Carlos Gomes, Governo do Estado do Pará e da Fundação Amazônica de Música. É a IV Mostra de Violoncelos do Pará, que terá sua abertura às 19h30, no auditório da EMUFPA, com a realização de um concerto. O evento vai até o dia 7 e contará com uma programação de concertos, palestras, ensaios e masterclass, que ainda está com inscrição aberta para ouvintes. Mais detalhes sobre a Mostra podem ser conferidos no site.

O objetivo do evento é promover o resgate das práticas do ensino e do desenvolvimento intelectual por meio do violoncelo, com professores e pedagogos do instrumento, de renome nacional e internacional. Para isso, foram convidados a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Milene Aliverti, e o professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) William Teixeira. Os dois participarão da programação dos concertos e ministrarão a masterclass.

O evento é o único da Região Norte, com ênfase exclusiva no violoncelo, por isso também congrega pessoas provindas de outros Estados nortistas interessadas no instrumento. A IV Mostra de Violoncelos do Pará faz parte do Projeto de ações integradas “A Propagação da Cultura do Violoncelo no Pará”, coordenado pelo professor da EMUFPA Cristian Brandão. Ele afirma que o instrumento é consideravelmente desconhecido pelo público comum, e o evento ajuda a resolver essa questão.

“Muitas pessoas desconhecem a versatilidade do violoncelo. Muitas vezes,acha-se que o instrumento é apenas capaz de atuar dentro de uma orquestra e sabemos que esta é somente uma das possibilidades. Vamos mostrar o instrumento de forma lúdica, com repertórios mais próximos do convívio habitual das pessoas”, lembra.

O docente ainda enfatizou que esta será uma grande oportunidade de mostrar novas perspectivas de carreira profissional aos alunos dos cursos de Música, como violoncelistas de carreira ou professores.

Programação - Haverá cinco concertos com temas variados para todos os públicos, com músicas clássicas, trilhas sonoras de filmes, música popular brasileira e com obras de Waldemar Henrique, que mostram os ritmos paraenses. A escolha dessas temáticas se deu pelo motivo de despertar o interesse das pessoas pelo violoncelo. Os concertos serão realizados em locais como o auditório da EMUFPA, Igreja de Santo Alexandre, Sala Ettore Bosio, no Instituto Estadual Carlos Gomes e Arte Doce Hall.

Além dos concertos e ensaios com violoncelistas e orquestra, será realizada palestra na Escola de Música da UFPA e a masterclass na EMUFPA e no Conservatório Carlos Gomes. Ainda é possível participar como ouvinte, basta fazer inscrição via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com envio de informações básicas como nome completo, data de nascimento e local de estudo.

IV Mostra de Violoncelos do Pará
Data: de 2 a 7 de setembro
Locais: auditório da EMUFPA; Igreja de Santo Alexandre, Sala Ettore Bosio, no Instituto Estadual Carlos Gomes; Arte Doce Hall, e Conservatório Carlos Gomes, todos em Belém
Mais informações podem ser conferidas no site do evento.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA