Página inicial > Ultimas Notícias > Parfor UFPA já graduou mais de 450 professores da Educação Física no Pará

Parfor UFPA já graduou mais de 450 professores da Educação Física no Pará

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 15h59

CAPA castanhal 2 Izabel Colares
Mais 17 professores da Educação Básica receberam, no mês de agosto, a outorga do grau no curso de Licenciatura em Educação Física no polo da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Com a titulação, o programa atingiu a marca de 451 professores licenciados em Educação Física, em 15 municípios do Pará.

O município de Castanhal foi o primeiro a receber a Licenciatura em Educação Física da UFPA, no ano 2000, e, até hoje, sedia a Coordenação do curso. Em Belém, o curso só foi iniciado em 2006. O Parfor UFPA já abriu 19 turmas em Educação Física e 15 já foram concluídas, nos 10 anos do programa.

castanhal 3 Izabel ColaresEsta foi a terceira turma de Educação Física concluída pelo Parfor, no polo da UFPA em Castanhal, chegando a 77 professores licenciados no município. Os 17 concluintes moram e atuam em outros municípios do nordeste do Pará, como no caso da professora Ocilene Santos, professora há 28 anos, que mora e trabalha no município de Dom Eliseu, localizado a cerca de 370 quilômetros de Castanhal.

Ocilene Santos começou a lecionar com 18 anos, após concluir o curso do Magistério e, mesmo graduada anteriormente em Matemática, a professora buscou a Licenciatura em Educação Física. "Estudar numa universidade como a UFPA, com todo o suporte pedagógico e didático, com profissionais extremamente qualificados, é muito gratificante e estimulante", diz Ocilene Santos.

"O Parfor foi um dos melhores programas criados pelo governo federal. Deu oportunidade a muitos professores ainda não qualificados e proporcionou aos já graduados em outras áreas que fizessem uma segunda graduação, que realmente viesse lhes trazer satisfação pessoal e principalmente profissional", conclui a professora.

373x212castanhal 1 Izabel ColaresFormatura - A cerimônia de formatura foi realizada no polo da UFPA em Castanhal. A professora Darinez de Lima Conceição, coordenadora do curso de Educação Física do Parfor/UFPA, parabenizou os concluintes durante seu discurso na cerimônia de outorga de grau da turma.

"Vocês, estudantes do Parfor, que chegaram aqui exaustos das jornadas de trabalho em seus municípios, que clamavam pelo reconhecimento dos gestores locais, podem, em sua grande maioria, não ter conseguido a plenitude do reconhecimento profissional, mas eu quero acreditar que a escolha que vocês fizeram em passar um período longe da família para qualificar suas práticas pedagógicas teve o apoio de filhos, maridos, mães... e, portanto, essa vitória é deles também", disse Darinez Conceição.

"Como professora, tive a oportunidade de estar em uma disciplina com esta turma e registrar o quanto este curso é significativo na vida de cada um. Não tenho como esquecer as narrativas da Sheyla, dizendo o quanto sonhava em ocupar este lugar e o quanto isso lhe foi negado e o quanto sentia prazer em estar aqui", citou a coordenadora.

373x212castanhal 4 Izabel ColaresSheyla Souza da Costa atuou como professora substituta por três anos, mas ficou desempregada. "Nos últimos dois anos, eu trabalhei como serviços gerais em uma escola do Estado no meu município, foi onde eu me mantive e pude terminar o meu curso (do Parfor)", conta a aluna do Parfor.

"No momento, não estou trabalhando como professora de Educação Física, mas estou me especializando para que eu possa passar em um concurso público e trabalhar. Um dia, um professor me falou que eu não poderia deixar que ninguém tirasse uma vírgula do meu certificado, pois ali estava todo o suor, toda a luta, toda a determinação, eu não podia deixar de lado tudo que eu vivi. Eu tenho que valorizar tudo que eu estudei.", celebra Sheyla Costa.

Texto: Alexandre Yuri Nascimento - Ascom Parfor
Fotos : Izabel Colares - Secretaria geral do Parfor UFPA