Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe evento internacional do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

• Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 15h27

Minicurso Prof Vitor Vasconcelos

No dia 10 de setembro, às 10h, a Universidade Federal do Pará (UFPA) irá receber o workshop internacional “CIIMAR e a Biotecnologia em Portugal”, no Auditório Arlindo Pinto/ICB, com a presença do professor Vitor Vasconcelos, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Portugal. A conferência é aberta ao público e destinada a toda a comunidade acadêmica, sem a necessidade de inscrições.

A palestra será dedicada à “Biotecnologia Azul”, que é uma das três linhas de investigação do CIIMAR, juntando mais de 150 investigadores num ambiente interdisciplinar, envolvendo geneticistas, microbiólogos, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, entre outras especialidades.

Os tópicos de pesquisa incluem a investigação da riqueza dos recursos oceânicos para a descoberta e caracterização de novos compostos bioativos com aplicações ecológicas, farmacêuticas ou outras aplicações industriais. O estudo de toxinas emergentes, o desenvolvimento de biossensores para sistemas de detecção precoce e o desenvolvimento de ferramentas de biorremediação e fitorremediação para recuperação de ecossistemas são outros objetivos desta linha de pesquisa.

Durante a palestra, serão apresentados exemplos de projetos e de resultados da pesquisa nesta área de estudos. Será ainda apresentado o Roteiro Nacional para a Bioeconomia Azul, elaborado pelo CIIMAR em colaboração com a BlueBio Alliance, uma rede portuguesa de biorrecursos marinhos, lançado em 2019, com o patrocínio da ministra do mar. Possibilidades de colaboração entre o CIIMAR e a UFPA serão também referidas.

Responsável pela vinda de Vitor Vasconcelos, o professor do ICB/UFPA Agenor Valadares Santos ressalta que a visita tem como objetivo estabelecer cooperação internacional e fortalecer o intercâmbio de estudantes, docentes e técnicos entre as instituições envolvidas, com a finalidade de elevar a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão da UFPA. Além disso, ela também será estratégica para o processo de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC), como uma forma de incentivo ao aproveitamento de oportunidades de colaboração entre pesquisadores da UFPA, do CIIMAR e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Cooperação Internacional – A conferência integra a agenda de atividades da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), por meio do Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PACI).

O programa tem como objetivo incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação da UFPA e de outras instituições do Brasil e do exterior. O PACI oferece recursos para a realização de reuniões com grupos de pesquisa externos, que visem à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa.

Professor VitorSobre o Palestrante - O professor Vitor Manuel Oliveira Vasconcelos é doutor em Biologia, professor titular da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa Marinha e Ambiental, sendo desde 2013, presidente do conselho do CIIMAR. O professor ainda é diretor do Grupo de Biotecnologia e Ecotoxicologia Azul (laboratório LEGE), estudando toxinas naturais e outras substâncias bioativas e seus efeitos na saúde ambiental e humana. Vitor Manuel também é responsável pela coleção de culturas LEGE, uma coleção crescente que compreende mais de 370 linhagens de cianobactérias de origem marinha e de água doce. Membro do Conselho Europeu da Marinha desde 2011 e editor associado de várias revistas, incluindo drogas e toxinas marinhas. Publicou mais de 230 artigos em revistas da SCI nas áreas de Toxicologia e Biotecnologia (orcid.org/0000-0003-3585-2417).

Workshop “CIIMAR e a Biotecnologia em Portugal”
Data: 10 de setembro de 2019
Horário: às 10h