Página inicial > Ultimas Notícias > Campus Abaetetuba recebe debate sobre políticas públicas, movimentos sociais e territórios

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 18h33

Campus Abaetetuba 2

Políticas públicas, movimentos sociais e processos de territorialização em curso. Sob essa temática, será realizado, nos dias 17 e 18 de setembro, o II Seminário Internacional de Pós-Graduação da linha de pesquisa 1 do PPGCITI no Campus de Abaetetuba da UFPA. O evento pretende estimular a reflexão, entre as diversas áreas do conhecimento, de pesquisas sobre os processos de territorialização na Amazônia brasileira. O prazo para submissões vai até o dia 5 de setembro, via e-mail.

O Programa de Pós-Graduação em Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI) organiza o seminário, baseado na linha de pesquisa de Mestrado "Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Territórios", que investiga as relações socioeducacionais, territoriais e ambientais na região paraense do Baixo Tocantins.

A professora Eliana Teles, atual coordenadora da linha de pesquisa, comenta a relevância da temática escolhida para o seminário. “Trazer essas questões para o debate tem o objetivo de analisar e discutir as estratégias que visam ao desenvolvimento regional e local, envolvendo no debate as ações governamentais; a territorialização dos megaempreendimentos econômicos versus direitos territoriais dos povos e das comunidades tradicionais e a atuação dos movimentos sociais e outras organizações da sociedade civil do Baixo Tocantins”.

A programação contará com sessões temáticas, apresentações de trabalhos, atividades culturais, além da realização de painel com a presença do professor Alberto Arce, da Universidade holandesa Wageningen University, cuja vinda ao seminário tem o intuito de fortalecer o recém-criado PPGCITI. A participação do docente será importante por proporcionar o compartilhamento de pesquisas feitas por ele sobre desenvolvimento rural, sistemas agroalimentares e política global em diversos países da América Latina. Pesquisadores de outros programas de pós-graduação da UFPA e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também participarão do evento.

Inscrições - Docentes, pesquisadores e discentes da pós-graduação que desenvolvam pesquisa ou tenham interesse nos temas discutidos são o público-alvo. Para as pessoas que apresentarem trabalhos acadêmicos, é necessário pagar uma taxa de submissão no valor de R$20,00. Aos demais participantes, a inscrição é gratuita e pode ser realizada no dia do evento. Haverá certificação aos inscritos.

Submissões - É possível submeter trabalhos até o dia 5 de setembro. O resumo expandido das produções deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Além dos certificados, os autores dos melhores trabalhos apresentados em cada sessão temática serão convidados a publicar suas produções em um e-book de número especial do evento, com previsão para a publicação em dezembro deste ano.

II Seminário Internacional de Pós-graduação
Data: 17 e 18 de setembro.
Local: auditório Central do Campus de Abaetetuba (Ramal Manoel de Abreu, s/n - Mutirão).
Inscrições: gratuitas para ouvintes e com taxa de R$20,00 a quem apresentar trabalhos acadêmicos.
Mais informações podem ser conferidas no edital.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes