Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para seminário internacional sobre os 60 anos da Revolução Cubana

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 18h33

revolução cubana

Já está aberto o período de submissão de trabalhos para o Seminário Internacional América Latina-Caribe: 60 Anos da Revolução Cubana, que ocorrerá na Universidade Federal do Pará (UFPA) de  22 a 25 de outubro. A programação contará com apresentação de trabalhos, mesas-redondas, conferências, palestras, lançamento de livros, exposições culturais e uma mostra de cinema cubano. O período para submissão de trabalhos acadêmicos vai até 6 de outubro, com envio das produções por e-mail.

O objetivo central do seminário será revisitar e analisar criticamente a Revolução Cubana após 60 anos do movimento, que, de acordo com os organizadores, mantém, até hoje, um poder atrativo sobre o imaginário social e histórico latino-americano.

“Nós temos quatro motivos importantes para realizar o evento. O primeiro é a questão dos 60 anos da Revolução Cubana, que marcou a história da América Latina. O segundo motivo refere-se a chamar um conjunto de professores, tanto cubanos como também de diversas partes do Brasil, para discutir aquilo que chamamos de sociedades pós-revolucionárias. O terceiro ponto é a discussão de como essa sociedade cubana se adaptou ao fim da antiga União Soviética, e, por fim, o último elemento importante é que vamos tratar também os aspectos culturais cubanos e os aspectos de debate de identidades”, explica o professor José Raimundo Trindade.

Os temas centrais de debate e exposição serão: a permanência do processo revolucionário e a crítica à sua construção; arranjos políticos e institucionais em Cuba, no contexto mundial e das Américas; qual o futuro da Revolução Cubana; as ideias econômicas e a trajetória política de Che Guevara e a dinâmica cultural e econômica da sociedade cubana.

O seminário é uma ação conjunta do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); do Projeto de Extensão Universitária “Confronto de Ideias”, vinculado à Faculdade de Ciências Sociais (FCS); e do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). O evento conta ainda com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer).

Submissão de trabalhos - Os trabalhos acadêmicos devem ser submetidos na forma de ensaio ou de  artigo e enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Haverá 12 Grupos de Trabalhos (GTs), especificados no edital do evento. É necessário que o participante informe no e-mail se sua apresentação será em comunicação oral ou em painel (pôster). Cada participante poderá enviar até dois trabalhos, incluindo aqueles em coautoria com, no mínimo, uma pessoa. Para saber mais sobre a normatização dos trabalhos, acesse o edital.

Seminário Internacional América Latina-Caribe: 60 Anos da Revolução Cubana
Data: de 22 a 25 de outubro.
Local: auditório Arlindo Pinto, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - Setor Básico da UFPA.
Inscrições: até o dia 20 de outubro, no site do evento.
Submissão dos trabalhos: até 6 de outubro por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mais informações no edital.

Texto: Adams Mercês - Assessoria de Comunicação da UFPA