Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança da UFPA recebe I Colóquio Nacional Memória e Performance

• Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 18h33

Memória e Performance

Com o objetivo de oferecer um espaço de debate e reflexão sobre pesquisas que partem das discussões teórico-metodológicas dos estudos da memória e da performance, será realizado, no período de 9 a 11 de setembro, o I Colóquio Nacional Memória e Performance. A programação, que ocorrerá na Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) e no Teatro Universitário Cláudio Barradas, está com inscrições gratuitas, que podem ser feitas no site do evento.

O colóquio visa socializar a pesquisa desenvolvida por professores e alunos, de graduação e de pós-graduação, da UFPA e demais Instituições de Ensino Superior do Brasil. “É para refletir sobre a relação entre memória, em suas mais variadas dimensões (sociais, culturais, estéticas) e a linguagem das artes cênicas, em especial o campo da performance”, explica o professor Denis Bezerra, um dos coordenadores do evento.

Na programação, está confirmada a presença de pesquisadores e artistas de Belém e de outras cidades brasileiras que se dedicam às pesquisas acadêmicas no campo das artes. “Esses encontros possibilitam a troca de experiências, principalmente quando pensamos na produção de conhecimentos a partir da universidade, espaço que vem sendo tão ameaçado. Estar com artistas e pesquisadores se torna potente, urgente e necessário”, pontua o professor Denis Bezerra.

O evento é uma atividade do Projeto de extensão “Memórias Cênicas: formação, reflexão e práticas performativas”, vinculado à Proex, e do projeto de pesquisa “Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia”, vinculado à Propesp, ambos desenvolvidos pelo Grupo de pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/CNPq.

Inscrições – As inscrições são grátis e podem ser feitas aqui ou presencialmente na entrada do evento. É necessário preencher os dados completos para o recebimento do certificado posteriormente.

Grupo de pesquisa PERAU – O Grupo Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia, cadastrado na Propesp/UFPA e no CNPq, desenvolve, atualmente, ações de estudo, pesquisa e extensão vinculadas as suas duas linhas de pesquisa: História e Historiografia do Teatro na Amazônia e Memórias e Performatividades.

I Colóquio Nacional Memória e Performance
Data: de 9 a 11 de setembro
Hora: às 18h (os horários variam de acordo com o dia do evento)
Local: Escola de Teatro e Dança da UFPA – Tv. Dom Romualdo de Seixas, 820 - Umarizal, Belém