Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para a edição de setembro do Projeto Roteiro Geo-Turístico

Inscrições abertas para a edição de setembro do Projeto Roteiro Geo-Turístico

• Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 15h08

ROTEIRO ELA ESTRADA DE SÃO JOSÉ SETEMBRO 2019

Já estão abertas as inscrições para participar de mais uma edição do Projeto Roteiro Geo-Turístico, que terá um novo percurso no dia 14 de setembro. Com o tema Pela Estrada de São José, o trajeto foi criado para identificar a importância da avenida 16 de Novembro e para falar sobre o patrimônio material, imaterial, cultural e natural da cidade. A saída será do Polo Joalheiro, às 8h30. A inscrição pode ser feita gratuitamente aqui.

O projeto Roteiro Geo-Turístico promove caminhadas a pé no Centro Histórico de Belém, durante a qual há apresentação da geografia, da produção do espaço e da arquitetura que permite resgatar a memória socioespacial da cidade.

“É importante para a sociedade valorizar a história. Assim, nesta edição, entenderemos a expansão geográfica de Belém a partir do século XVIII quando houve o aterramento do igarapé do Piri”, explica a professora Goretti Tavares, coordenadora do projeto.

O roteiro “Pela Estrada de São José” começará no Polo Joalheiro e seguirá pelo Espaço São José Liberto, pela  Praça Amazonas, pela Rua XVI de Novembro e seu casario, pelo Casarão do Boneco, pelo Largo Redondo, pelo Canal da Tamandaré, pela Antiga estação Central da Estrada de Ferro (Hotel de Trânsito), pela Praça Felipe Patroni, pelo Prédio do Corpo de Bombeiros, pelo Museu da Assembleia de Deus, pela Academia Paraense de Letras, pelo Colégio Paes de Carvalho, pela Praça da Bandeira, pelo Prédio do Exército do Comando Militar do Norte e terminará no Centro Cultural da Justiça Eleitoral.

Para participar – As inscrições são grátis e podem ser feitas aqui. É recomendado aos participantes que usem tênis, boné, protetor solar, roupas leves e levem guarda-chuva ou capa de chuva para a realização do percurso. O roteiro é realizado a pé pelas ruas, sem entrada nos prédios e com realização independente do clima.

Roteiro Geo-Turístico – O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGeoTur) da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. As ações são voltadas para práticas de turismo histórico, cultural e patrimonial que propiciem resgatar a memória socioespacial de Belém, por meio da criação e aplicação de roteiros turísticos temáticos.

O projeto também ocorre fora do município de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores em Cametá e também na vila de Icoaraci, coordenados pelos professores da Escola Municipal Bosque Eidorfe Moreira. As duas experiências contam com a participação de alunos do ensino médio e da graduação.

Projeto Roteiro Geo-Turístico: pela estrada de São José
Data: 14 de setembro
Hora: às 8h30
Saída: Polo Joalheiro (em frente à Praça Amazonas)