Página inicial > Ultimas Notícias > Belém receberá o principal evento técnico e científico da área de Química na Região Norte

• Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 15h31

16EPQA

A partir do dia 10 de setembro, Belém receberá o principal evento técnico e científico dirigido aos profissionais da área de Química na Região Norte — o 16º Encontro de Profissionais de Química da Amazônia (EPQA), com o tema “Os 50 Anos do Conselho Regional de Química da VI Região na Amazônia”. O encontro é uma realização  do Conselho Regional de Química da 6ª Região (CRQ VI), com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições para ouvintes podem ser feitas até o dia 9 de setembro de 2019, pelo site do evento.

“Neste ano de 2019, o EPQA atinge a sua 16ª edição, quando, durante o evento, serão apresentados os resultados de pesquisa em desenvolvimento nas principais universidades, nos institutos de pesquisa e em empresas, que representam os esforços da comunidade científica e empresarial para enfrentar os desafios, solucionar os problemas e, assim, contribuir efetivamente para o desenvolvimento da Região Norte do Brasil”, afirma  Cristiane Maria Leal Costa.

De acordo com a vice-presidente do CRQ VI e coordenadora do 16º EPQA,  Cristiane Maria Leal Costa, desde sua primeira edição, em 1980, o EPQA transformou-se no evento científico de maior relevância para a área da química na Região Norte do Brasil. Por esse motivo, o evento busca estabelecer a congregação de profissionais da Química da Amazônia, que visam discutir temáticas relacionadas com a aplicação prática, pesquisa e ensino da Química, para o desenvolvimento da região, bem como estimular o envolvimento dos alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de pesquisa da Química.

Programação e Inscrições - Com uma carga horária de 32h, a programação do evento será realizada do dia 10 ao dia 13 de setembro de 2019, com palestras, cursos e apresentação de trabalhos científicos nas formas de comunicação oral e pôster.

As inscrições para ouvintes podem ser realizadas aqui, até o dia do 9 de setembro. As taxas para inscrição são: 50 reais para estudantes de graduação; 70 reais para estudantes de pós-graduação,70 reais para os profissionais de Química (Regulares com o CRQ VI) e 70 para os demais profissionais de Química.

CRQ VI - Criado por meio da Resolução Normativa do Conselho Federal de Química e instalada no ano de 1969, o Conselho Regional de Química da 6ª Região é uma autarquia indireta da União, sendo parte integrante de um sistema que exerce a fiscalização do exercício da profissão do químico.

“Além de cumprir seu papel em defesa da sociedade, o CRQ VI desenvolve atividades visando oferecer aos profissionais e às empresas do setor químico a oportunidade de terem acesso às ferramentas que os tornem mais competitivos. Por esse motivo, a criação do CFQ é um marco de grande importância para a Região Norte, já que o principal objetivo da fiscalização é evitar que a sociedade seja prejudicada pela fabricação de produtos e execução de serviços na área da Química, seja por empresas clandestinas, seja por  pessoas desprovidas de conhecimentos técnico-científicos”, expõe a coordenadora do evento.

16º edição do Encontro de Profissionais de Química da Amazônia (EPQA)
Data: de 10 a 13 de setembro de 2019
Local: setor de Eventos do Hotel Princesa Louçã em Belém
Hora: início às 14h