Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para evento internacional sobre turismo, patrimônio e políticas públicas

• Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 15h06

3 seminario turismo patrimonio politicas publica

A Universidade Federal do Pará (UFPA) sediará, entre os dias 6 e 9 de novembro deste ano, o 3º Seminário Internacional da Rede TP3 – Turismo, Patrimônio e Políticas Públicas e a 9ª Conferência Internacional da AsTRESO tema do evento será “Diversidades e perspectivas da pesquisa franco-brasileira”. As inscrições já estão abertas. Essa terceira edição do evento é coordenada pela UFPA.

A primeira versão do evento foi organizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2016, e serviu de base para um movimento que começou a discutir os desafios para a pesquisa e as políticas públicas em Turismo sustentável. Em 2018, novo encontro foi realizado em Paris, organizado pela Université Panthéon-Sorbonne.

A expectativa é de que as reuniões sejam bianuais, alternadas entre os dois países, numa perspectiva de sistematização dos trabalhos a longo prazo. De acordo com a organização, o objetivo da rede é fortalecer os vínculos para a pesquisa interdisciplinar e capacitação de recursos humanos em pós-graduação.

Nesta terceira edição do encontro, o objetivo principal é discutir as políticas públicas de turismo e políticas afins, em sua articulação com a temática de patrimônio entendido com base na articulação entre natureza e cultura, patrimônio tangível e intangível. E, ainda, “promover e fortalecer uma abordagem qualificada e interdisciplinar em pesquisa, planejamento e capacitação em turismo”.

O evento terá mesas-redondas, três grupos de trabalho, reuniões técnicas e debates entre os membros das redes em foco, para a construção de propostas de pesquisa e cooperação França-Brasil nessa temática. No Brasil, as principais instituições que compõem o núcleo da Rede TP3 são a UFPA, a UFRJ, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na França, envolve a Paris 1 e demais instituições articuladas à Rede AsTRES, uma rede de universidades e instituições de ensino superior, especializada em pesquisa e educação na temática do turismo.

Para além da economia – Os estudos realizados pela rede de pesquisa consideram o turismo estratégico, mas ainda tratado de forma periférica tanto na pesquisa quanto nas políticas públicas. Em geral, o tema é analisado sob o ponto de vista da economia, obedecendo à lógica de mercado.

A percepção tem mudado, influenciando novas abordagens que olhem o turismo sob a ótica do desenvolvimento e dos seus potenciais impactos sociais, culturais e ambientais. E a pesquisa é uma das responsáveis por essa mudança de foco.

“Um esforço significativo tem sido empreendido por muitas instituições públicas de pesquisa na América Latina e na Europa, para promover novas perspectivas de interpretação do turismo e ações com esse direcionamento, visando à construção de bases teórico-metodológicas dirigidas ao denominado turismo sustentável”, constata a organização do evento.

Inscrições – A inscrição para participação no evento será realizada por meio do site da Fadesp. Até o dia 15 de setembro, haverá preço promocional, com taxa de R$ 150,00 para pesquisadores e professores e de R$ 110,00 para alunos da pós-graduação e outros. Após essa data, será cobrada taxa de R$ 200,00 e R$ 150,00, respectivamente.

Texto: Fadesp