Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário Habitação na Amazônia ocorre de 18 a 20 de setembro na UFPA

Seminário Habitação na Amazônia ocorre de 18 a 20 de setembro na UFPA

• Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 15h24

Seminário Habitação

No período de 18 a 20 de setembro, A Universidade Federal do Pará irá receber o "Seminário Habitação na Amazônia: particularidades e desafios ao trabalho profissional do assistente social". Com organização do Grupo de pesquisa “Cidade, Habitação e Espaço Humano”, a programação do evento contará com palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e com o lançamento da coletânea Habitação e Serviço Social: dimensões teóricas, históricas e metodológicas, de Joana Valente Santana. As inscrições para ouvinte são gratuitas e serão realizadas no ato do credenciamento.

Com o objetivo de promover a socialização da produção do conhecimento e a intervenção profissional em favor dos direitos humanos, o seminário pretende ser um espaço voltado para a troca de conhecimentos entre pesquisadores, profissionais que atuam na área social, estudantes de graduação e de pós-graduação que atuem ou pesquisem a temática habitacional na Amazônia.

De acordo com a professora Joana Valente, historicamente, a Região Amazônica tem sido um lugar de produção e reprodução da desigualdade social e econômica, e, neste sentido, a questão da habitação é agravada com a escassez de políticas públicas e o alto índice de inadequação habitacional, com destaque para a carência de infraestrutura em pequenas, médias e grandes cidades.

"Acreditamos que a realização do seminário, na conjuntura atual no Brasil, é uma forma de resistência em defesa da produção do conhecimento, mediante a formação de recursos humanos qualificados, que se voltam para a intervenção profissional comprometida com a sociedade brasileira”, ressalta Joana Valente.

Livro Habitação e Serviço Social - Com uma leitura discursiva, a coletânea Habitação e Serviço Social: dimensões teóricas, históricas e metodológicas, organizada por Joana Valente, busca contribuir para a formação e o trabalho profissional em Serviço Social, particularmente na área da questão urbana e habitacional.

“O livro pretende colaborar com o debate entre pesquisadores que estudam a questão urbana e habitacional articulada à formação e ao trabalho profissional em Serviço Social, com enfoque nos fundamentos teórico-metodológicos do trabalho profissional; na trajetória histórica do Serviço Social em diferentes momentos históricos da política habitacional brasileira, com registro de experiências profissionais, bem como as resistências pelo direito à cidade e os desafios ao Serviço Social”, expõe Joana Valente.

GEP-CIHAB - Criado em 2011 e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFPA, o grupo estuda as contradições socioespaciais inerentes à cidade capitalista, particularmente as desigualdades do acesso pelas frações da classe trabalhadora aos bens e aos serviços produzidos na sociedade, principalmente em relação à habitação.

O grupo também investiga teorias e métodos de projeto habitacional que levem em consideração a subjetividade do usuário na produção do espaço da moradia. Participam do grupo docentes de Serviço Social, Geografia e Arquitetura e Urbanismo, técnicos/pesquisadores da Companhia de Habitação do Estado do Pará e da Fase/Amazônia e discentes de pós-graduação, graduação e iniciação científica.

Serviços:
Seminário Habitação na Amazônia: particularidades e desafios ao trabalho profissional do assistente social”
Data: de 18 a 20 de setembro de 2019
Local: Auditório José Vicente Miranda/ICJ/UFPA, Campus Guamá
Para mais informações, acesse o site do
evento.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA