Página inicial > Ultimas Notícias > III Resenha Acadêmica será realizada no Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas

• Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 15h34

Resenha Acadêmica NUSC

O Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas Professor Mário Chagas Fernandes (NUSC), vinculado ao Campus de Castanhal da Universidade Federal do Pará, realizará, no dia 21 de setembro, a terceira edição da Resenha Acadêmica. Sob a temática Patrimônio Histórico e Cultural de São Caetano de Odivelas, o evento vai tratar do patrimônio histórico e cultural da cidade, além de apresentar à comunidade acadêmica e aos interessados em geral estudos e pesquisas sobre as práticas e os saberes locais. A programação é gratuita e aberta ao público em geral.

A resenha tem o intuito de promover a discussão e a proposição de ações colaborativas entre a UFPA e a sociedade, de modo a interagir com o ensino, a pesquisa e a extensão para a implementação de ações e políticas públicas de desenvolvimento sustentável ambiental e social em níveis local e regional.

Para o professor José Guilherme Fernandes, do NUSC, a realização desta terceira edição da resenha vem para cumprir um dos objetivos do Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas, que é promover a universalização do conhecimento e a defesa dos direitos humanos e da preservação ambiental na região. “Para alcançarmos este objetivo, é necessário que possamos informar e formar a comunidade”, pontuou.

Participarão das conversas da Resenha Acadêmica Paulo Canto, da Secretaria de Cultura do Pará (Secult) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); e Rondinell Palha, historiador especializado na história e memória locais, integrante do Colaboratório de Interculturalidades, Inclusão de Saberes e Inovação Social (Colins).

Sobre São Caetano de Odivelas - A cidade de São Caetano de Odivelas, localizada na mesorregião nordeste do Pará, tem sua origem no século XVII, com a presença dos religiosos jesuítas durante a colonização portuguesa. É uma localidade secular em que a riqueza histórica e cultural se faz presente, principalmente, por meio dos saberes e fazeres de sua população.

III Resenha Acadêmica do Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas
Data: 21 de setembro
Horário: 9h às 12h
Local: Núcleo Universitário de São Caetano de Odivelas (Rua Miguel Ferreira Filho, s/n)