Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o V Encontro Amazônico–Mulheres Amazônidas, que ocorre em novembro

• Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 15h41

Encontro Mulheres Amazônidas

Estão abertas as inscrições, até o dia 10 de outubro, para o V Encontro Amazônico–Mulheres Amazônidas: Democracia, resistências, construção de saberes. O evento visa avaliar o impacto, no campo acadêmico, dos estudos sobre mulheres e relações de gênero na Amazônia e celebrar os 25 anos do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes). O encontro será realizado de 19 a 21 de novembro, no Auditório Setorial Básico II, da Universidade Federal do Pará. As inscrições podem ser feitas aqui.

Com o objetivo de estimular o debate sobre as relações sociais de gênero, o encontro trará uma série de discurssões sobre a multiplicidade de práticas e representações de mulheres, pautadas em diferenças étnicas, raciais, status e classe social, geração, sexualidade e orientação religiosa. O intuito é incentivar as publicações iniciadas em encontros anteriores, prevendo a difusão, maior alcance e circulação dos estudos sobre o tema realizados na Região Norte.

A programação ocorre, também, em comemoração aos 25 anos de atividades do GEPEM na UFPA, cuja trajetória acumula vasta produção de pesquisa, extensão e ensino. Tais celebrações nascem da resistência aos conhecimentos acadêmicos tradicionais, da inclusão de novas práticas e saberes recebidos das várias áreas de discussão emergindo na sociedade civil e nos movimentos sociais, populares e de mulheres sobre os direitos humanos.

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Morais” sobre Mulher e Gênero (GEPEM/UFPA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFPA), o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA) e a Faculdade de Ciências Sociais (IFCS/UFPA).

Inscrições – As inscrições podem ser feitas no site do evento. A taxa de inscrição para ouvintes na categoria de estudantes e graduados custa R$10,00 (dez reais); para técnicos, R$20,00; (vinte reais) e para mestres/doutores e profissionais liberais, R$30,00 (trinta reais).

Para quem pretende submeter trabalhos, a taxa é de R$20,00 (vinte reais) para estudantes e graduados; R$30,00 (trinta reais) para técnicos e R$50,00 (cinquenta reais) para mestres/doutores e profissionais liberais. O prazo final para o pagamento das inscrições em todas as categorias é dia 10 de novembro. Os dados bancários para o pagamento do boleto estão no site.

Critérios para submissão - Poderão submeter artigos pesquisadores doutores ou mestres e estudantes de pós-graduação e graduação. Estas duas últimas categorias devem obrigatoriamente registrar em seus trabalhos a coautoria de docentes orientadores com titulação mínima de Mestre.

Todos os participantes que tiverem seus trabalhos (orais) aceitos para apresentação deverão, obrigatoriamente, enviar a versão final e completa do trabalho em formato PDF, conforme as orientações do site e de acordo com o modelo do documento registrado aqui. O envio será feito exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

GEPEM – O Grupo de Estudos e Pesquisas “Eneida de Moraes” sobre mulher e relações de gênero foi fundado em 1994 e tem procurado refletir sobre os temas que sinalizam para a valorização dos Direitos Humanos. É constituído por docentes, discentes, técnicos-administrativos, pesquisadores e profissionais da UFPA e de outras instituições públicas e privadas, e dos movimentos de mulheres interessados na temática mulher e gênero.

Desde sua criação, o grupo busca difundir os estudos resultantes de pesquisas sobre a questão da mulher e de gênero; a história das lutas e conquistas das mulheres paraenses; estimular a criação de disciplinas que tratem sobre o tema; desenvolver ações de intervenção por meio de cursos e assessorias aos movimentos de mulheres e implementar linhas de pesquisa na área de gênero.

V Encontro Amazônico – Mulheres Amazônidas: Democracia, resistências, construção de saberes
Data: de 19 a 21 de novembro
Hora: 14h (O horário varia de acordo com o dia do evento)
Local: Auditório Setorial Básico II – UFPA/Campus Básico