UFPA perde o professor Camillo Martins Vianna
A Reitoria da Universidade Federal do Pará comunica, com grande tristeza, o falecimento do professor Camillo Martins Vianna, ocorrido ontem, 10 de setembro de 2019, nesta cidade. A história do Professor Camillo Vianna está intrinsecamente associada à luta pela conservação do meio ambiente na Amazônia. Entre outros feitos, foi um dos fundadores da Sociedade de Preservação dos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia, SOPREN, que atuou na vanguarda da causa ecológica.
Na UFPA, lecionou Clínica Médica na Faculdade de Medicina, tendo sido responsável pela formação de várias gerações de profissionais. Foi também coordenador do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC), pró-reitor de Extensão e vice-reitor da Instituição, sempre empenhado no processo de interiorização da Universidade. Como vice-reitor, participou da criação do Trote Ecológico, que arborizou o Campus de Belém e contribuiu para mudar o conceito do ritual de acolhimento aos calouros.
A UFPA solidariza-se com os familiares e amigos do professor Camillo Vianna, ao tempo em que reitera o valor de seu admirável legado para a educação na Amazônia e o seu incansável empenho para a preservação da região. O velório será realizado a partir das 8h de hoje (11/09), na Federação Educacional Infantojuvenil (FEIJ), à Avenida Gov. Magalhães Barata, 799 (em frente ao Parque da Residência). O corpo sairá às 16 horas, com destino ao Cemitério Max Domini, em Marituba, onde será cremado.
Fotos: Alexandre de Moraes e Arquivo pessoal
Redes Sociais