Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar da UFPA recebe presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 15h34

CAPA Presidente da Ebserh Saudou os funcionários do Complexo

No último dia 5 de setembro, o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará recebeu a visita do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo de Jesus Ferreira. O gestor reuniu-se com o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, com a superintendente do Complexo, Regina Feio Barroso, e com os gerentes de Ensino e Pesquisa, Administração e de Atenção à Saúde dos hospitais universitários (HUs) Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB).

373X212Presidente da Ebserh e a governança do Complexo Hospitalar da UFPA 2O objetivo da reunião foi realizar o primeiro contato entre o presidente da Ebserh e a nova gestão, a qual, há um mês, assumiu a direção do Complexo. “Fico muito feliz de ter vindo aqui e conversado com a direção do Complexo, prestigiado com a presença do reitor, que traz a nós uma tranquilidade muito grande em dizer que estamos juntos”, enfatizou Oswaldo Ferreira, demonstrando disposição em apoiar os hospitais universitários do Pará.

Durante a conversa, foi ressaltada a importância dos hospitais universitários, como principais polos de ensino em saúde no Brasil. Para o reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, trabalhar em parceria com a Ebserh contribui para prover as condições de funcionamento dos HUs, e a reunião de hoje foi um indicativo para o fortalecimento desta parceria. “Pudemos ouvir um pouco mais sobre a filosofia de trabalho da Ebserh, assim como explicar a realidade dos nossos hospitais, dirigindo encaminhamentos em parceria para a melhoria dos serviços nos nossos hospitais”, salientou o reitor.

373X212Presidente da Ebserh e a governança do Complexo Hospitalar da UFPA 3A superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), professora Regina Fátima Feio Barroso, reforçou que a visita foi produtiva, considerando também que foi “uma ratificação de apoio para o Complexo, propondo que, após o nosso planejamento, nós estejamos aptos a fazer as melhorias de que o Complexo precisa”. Durante a reunião, foi entregue ao presidente o plano de ação da nova gestão.

373X212Presidente da Ebserh e a governança do Complexo Hospitalar da UFPA 1Além da conversa com os gestores, o presidente da estatal também cumprimentou as chefias e os funcionários do Hospital Barros Barreto, local escolhido para o encontro, e saudou os empregados do Hospital Bettina Ferro, ressaltando o compromisso que a Ebserh tem de estar presente nos 40 hospitais universitários que administra em todo o país.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Texto e foto: Paola Caracciolo - Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh